Dois anos de solidariedade nas unidades da Aegea

Texto: Gabriela Mendonça, Janaína Novellino, Márcia Rocha e Maria Luiza Barbosa

Ações de cidadania, de saúde, jurídicas e de educação ambiental. Programação especial para as crianças, com contação de histórias na inauguração da biblioteca comunitária e leitura de livros infantis. Os da melhor idade tiveram aula de informática e reforço de português e matemática.

Estas foram algumas das atividades que marcaram a comemoração em dose dupla: os dois anos do Programa de Voluntariado da Aegea e o Dia Nacional do Voluntário, em 28 de agosto. Os comitês das unidades mostraram, mais uma vez, que pequenas ações se tornam grandiosas e transformam vidas.

Biblioteca comunitária em São Pedro da Aldeia (RJ)

As paredes com infiltração, o chão manchado e a falta de iluminação deram lugar a uma nova pintura, parte elétrica refeita, decoração e até arte em grafite, feita voluntariamente pela artista Bia Vieira. Os materiais e os móveis foram doados pela concessionária. A mão de obra de toda a reforma e a arrecadação de mais de 460 livros foram feitas de forma voluntária.

“Os voluntários são verdadeiros anjos que vieram engrandecer o nosso trabalho. Espero que este espaço sirva não somente para a promoção da leitura, como também para empreender projetos que despertem a comunidade para a cultura e outros caminhos”, pontua o presidente da Associação de Moradores do Recanto do Sol, Jaimisson de Souza.

O público infantojuvenil foi recebido com um café da manhã e contação de histórias. “Eu achei a biblioteca muito bonita, gostei da quantidade de livros, as pinturas nas paredes também são muito legais. Eu não gosto muito de ler, mas acho que o ambiente vai me incentivar bastante”, relatou Davi Fonseca, de 11 anos.

O voluntariado é um trabalho de formiguinha e a união de todos é o que faz a diferença. “Aquele que se dedica ao voluntariado ganha muito mais do que aquilo que está sendo doado. As experiências e o relacionamento que a gente adquire por meio deste trabalho são marcas para nossa vida. É um ato de amor”, ressalta Roberta Silva, presidente do Comitê de Voluntariado da Prolagos (RJ).

Lições de cidadania em Teresina (PI)

O núcleo urbano da Cerâmica Cil, que agora está sob a administração da Águas de Teresina, teve uma manhã especial para celebrar a data. Os moradores receberam o Dia D Cidadania com diversos serviços executados por intermédio do Programa de Voluntariado da Aegea por meio da Águas de Teresina, em parceria com instituições públicas e a comunidade em geral. 

Os moradores receberam cuidados e tiveram acesso a serviços como aferição da pressão arterial, orientação para a prevenção contra doenças e sobre a saúde da mulher, distribuição de kits de higiene, consultas jurídicas com plantão tira-dúvidas em várias áreas do direito, cadastramento técnico para fins de Tarifa Social, entre outras ações.

“Nossa comunidade não costuma receber esses projetos, algo que é bastante importante. Só temos a agradecer a estes profissionais que se deslocaram até aqui para nos prestigiar com essas ações”, disse a dona de casa Lucirene, que é moradora da região onde o trabalho voluntário foi realizado.

Varal Solidário em Timon

No Maranhão, a comemoração começou na sexta-feira, dia 27, com o I Varal Solidário para as famílias do bairro Cidade Nova 2, em Timon (MA). Teve palestras sobre consumo consciente e uso racional da água, distribuição de livros, brinquedos e roupas. A iniciativa contou com a parceria da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Timon.

“Em toda a Aegea, somos mais de 6.000 agentes da dignidade cuidando bem das nossas comunidades. Nosso serviço vai além de água e esgoto. Estamos nos bairros levando também mais cidadania e bem-estar aos timonenses”, conta a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Timon, Bárbara Melo.

“É uma forma de cuidar dessas mulheres que estão em casa sem nenhuma geração de renda em tempos de pandemia”, avalia a assistente social Kamila Gedeon. “O nosso bairro precisa de ações de incentivo. Eu chamei toda a minha família e viemos conferir o bazar. Estou satisfeita com as peças escolhidas, já faz toda a diferença na autoestima”, vibra a dona de casa Leila Viana.

Programa Voluntário é lançado com iniciação profissional no Sul

A Ambiental Metrosul (RS) lançou em 25 de agosto o Programa Voluntariado com um projeto de grande relevância social para a Região Metropolitana de Porto Alegre, o Pescar, que vinha sendo realizado há dois meses em formato on-line. O curso de iniciação profissional em eletromecânica agora tem um espaço cuidadosamente preparado na sede da concessionária. 

“Adequamos o espaço com o todo o aparato necessário para que os jovens desenvolvam as atividades teóricas e práticas com qualidade e toda a segurança em relação ao coronavírus”, destaca Mateus Gomes, articulador do Pescar na Metrosul. Na aula presencial, os jovens apresentaram dinâmicas interativas produzidas com a experiência adquirida no projeto e as expectativas para o futuro. 

“Percebe-se o quanto eles já evoluíram nesses dois meses de curso, o empenho com que realizam as atividades. Agora, com o contato mais direto, temos certeza que desenvolverão ainda mais habilidades e a evolução será ainda maior”, comenta o diretor-presidente da Ambiental Metrosul, Ângelo Mendes. 

Carro-chefe do Programa Voluntariado, com o Pescar os profissionais têm a oportunidade de compartilhar com os jovens do curso de iniciação profissional suas habilidades, conhecimentos e experiências de vida. Uma forma de contribuir para a capacitação, o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos que participam do projeto. 

A escolha da Ambiental Metrosul pelo curso em eletromecânica considerou as demandas do mercado de trabalho voltado ao saneamento. As aulas da primeira turma acontecem até maio de 2022, diariamente no turno da tarde. Os jovens já contam com uniforme, material didático e notebook, e com o começo do curso presencial passam a receber lanche e vale transporte para o deslocamento até o local das aulas. 

Para complementar os conhecimentos e habilidades, eles também têm acesso ao conteúdo da Academia Aegea, o portal de aprendizado oferecido aos colaboradores, com diversos cursos de capacitação e desenvolvimento profissional. 

Outras ações 

O Comitê de Voluntariado corporativo promoveu uma ação em apoio à Instituição Anjos da Noite que há 32 anos trabalha em prol de pessoas em situação de rua na capital paulista. O comitê realizou uma campanha de doação que culminou na aquisição de 170 itens de limpeza. Na noite de sábado, no Dia Nacional do Voluntário, os colaboradores foram à sede da Anjos da Noite para participar do preparo e distribuição de marmitas.

No Centro Administrativo Aegea (CAA) o espírito solidário levou atenção e cuidado para a Comunidade Terapêutica Vida e Sobriedade, em Santa Barbara d’Oeste. Com uma estrutura física construída em uma área rural de 20.000 metros quadrados, a clínica faz atendimento social, psicológico, educacional e espiritual para dependentes químicos. Capacita também os familiares para o pós-tratamento.

Mais sobre a data O Dia Nacional do Voluntário foi instituído em 1985, pela Lei nº 7.352, e desde então a data é celebrada para reconhecer a ação de pessoas que são motivadas pela empatia e solidariedade.
Pular para o conteúdo