Dicas para aproveitar o Carnaval com nota 10 em sustentabilidade

Dicas para aproveitar o Carnaval com nota 10 em sustentabilidade

O Carnaval de 2023 promete muita movimentação nas ruas de praticamente todo o Brasil. Vale relembrar alguns cuidados básicos para que a maior festa brasileira só deixe saudades quando terminar.

Vai colocar o bloco na rua? Atenção para os cuidados com a saúde. Hidratação, alimentação saudável e repouso entre uma folia e outra vão garantir saúde para curtir todos os dias de festa. 

Para evitar a ressaca moral, cuide também da fantasia e dos comportamentos que respeitem a diversidade e evitam qualquer tipo de preconceito. A dica é do Programa Respeito Dá o Tom, da Aegea.

Segundo o Ministério do Turismo, cerca de 46 milhões de pessoas devem se movimentar entre os destinos mais carnavalescos brasileiros. Mas, como aumentam também os casos de assédio, o cuidado deve ser redobrado para ninguém ultrapassar limites.

Com um aumento em torno de 20% nos casos de violência contra a mulher neste período, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, um bloco especial vai estar nas ruas: o Disque 100, para receber denúncias contra qualquer tipo de preconceito e discriminação racial. 

Nota 10 em sustentabilidade

Já no quesito sustentabilidade, as ações da Águas do Rio no Carnaval de 2023 vão tirar nota 10. Assim como no ano passado, a concessionária distribuirá copos reutilizáveis. 

Dessa vez, 90 mil unidades serão entregues ao público presente ao longo dos cinco dias de desfiles no Sambódromo. A iniciativa vai evitar a produção de 1.6 tonelada de lixo plástico ao todo.

Patrocinadora do Carnaval da Marquês da Sapucaí e dos blocos de rua oficiais, a empresa programou diversas iniciativas para a festa, que é uma potência cultural que movimenta milhares de pessoas e impulsiona setores fundamentais para o desenvolvimento econômico do estado.

“Esse patrocínio apoia a criatividade e a geração de renda em nossa área de atuação. Fazemos isso do nosso jeito, investindo em iniciativas sustentáveis, mostrando que folia e consciência ambiental podem e devem caminhar juntas”, destacou o diretor-presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini.

Consciência na avenida e no Carnaval de rua

A concessionária também estará presente nos setores 1, 2 e 9 da avenida, distribuindo água gelada ao público e integrantes das escolas de samba, e ainda disponibilizará 10 bebedouros, em pontos estratégicos, entre eles, na dispersão do desfile.

Para incentivar o reuso e promover ainda mais o consumo consciente, o folião que levar seu ecocopo da Águas do Rio do Carnaval de 2022 mostrando que merece boa nota em evolução, ganhará de brinde um cordão porta-copo personalizado. 

Além disso, no local, maquiadores estarão prontos no estande da concessionária para atender o público com muita purpurina. Um dos braços mais importantes do Carnaval carioca, a Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) também não ficará de fora das iniciativas da concessionária. 

Em reconhecimento ao trabalho essencial que realizam, a Águas do Rio distribuirá squeezes (garrafa reutilizável) para aqueles que estiverem trabalhando na Marquês de Sapucaí.

Além disso, antes mesmo do início do trabalho na limpeza, eles poderão passar no estande da concessionária para garantir maquiagem e ficarem no clima da festa.

Blocos de rua mais sustentáveis

Neste ano, a Águas do Rio também patrocina o Carnaval dos blocos oficiais na capital. Todo o esgoto dos 34 mil banheiros químicos distribuídos pelos dias de folia será tratado nas Estações Alegria e Pavuna, na Zona Norte da cidade.

O apoio da Águas do Rio deixa o carnaval mais sustentável em vários sentidos. Nos blocos de rua, por exemplo, todos os resíduos recicláveis serão recolhidos por uma empresa especializada em coleta seletiva e entregues para cooperativas associadas que receberão o material e gerarão renda com eles.

Se a opção for relaxar e pegar uma praia, veja as dicas da Prolagos (RJ), para verificar reservatórios para que a falta de água não atrapalhe seus planos. 

Abram alas para a água bem tratada

Na Região dos Lagos (RJ), a expectativa é que cerca de 1 milhão de pessoas caiam na folia nas cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. 

O aumento da população e as altas temperaturas, assim como acontece em outros serviços, intensifica a demanda por água e para garantir a regularidade do abastecimento, a Prolagos (RJ) preparou uma série de medidas para reforçar a distribuição de água, mas também é necessário que os moradores façam a sua parte.

Cálculo da quantidade de água usada por pessoa

Para minimizar os impactos no abastecimento, a concessionária orienta que a população verifique as boias e instalações hidráulicas, e se certifique que a capacidade de reservação de água é suficiente para o número de pessoas na residência ou estabelecimento. 

Como cada um consome, em média, 200 litros de água diariamente, em uma casa com cinco pessoas, por exemplo, é necessária uma caixa d’água com capacidade de reservação para cinco dias, ou seja, de 5.000 litros. 

“Assim como a dona de casa antecipa as compras de mercado para evitar enfrentar filas, ou o padeiro precisa estocar os ingredientes pois mais pessoas irão comprar pão nesse período, os moradores também precisam ter um bom armazenamento de água para não sentir os impactos do aumento da população”, explica Gabriela Negreiros, coordenadora Operacional da Prolagos.

Durante o Carnaval os sistemas de tratamento e distribuição de água, bem como, de coleta e tratamento de esgotos funcionarão 24 horas, com capacidade plena. Equipes estarão de plantão para o atendimento de qualquer emergência na área de concessão. 

O período será beneficiado ainda, pelas ações do Plano Verão 2022/2023, com atividades e investimentos que foram aplicados durante o ano passado, com muitos investimentos e melhorias nos sistemas.

Pular para o conteúdo