Doze unidades da Aegea são certificadas pelo clima organizacional

Unidades Aegea
Texto: Rosiney Bigattão com colaboração de Jefferson Gonçalves, Matheus Maderal e Thais Tomie

Em reconhecimento às ações desenvolvidas em investir no cuidado com o ambiente de trabalho, doze unidades da Aegea receberam o Certificado de Clima Organizacional 2022, concedido pela Fundação Instituto de Administração (FIA), em julho.

O documento reconhece os esforços da diretoria, RH, gestores e demais colaboradores em construir um ambiente de trabalho agradável para trabalhar e que favorece a construção de equipes mais unidas, de uma atmosfera de trabalho mais harmoniosa e de uma empresa mais produtiva.

A certificação tem duração de um ano e é uma etapa muito importante rumo ao Prêmio FIA UOL – Lugares Incríveis para Trabalhar, no qual as unidades estão concorrendo. A premiação deste ano acontece dia 9 de setembro e o Aegea Blog vai acompanhar. Em 2021, dez unidades da Aegea foram classificadas.

O ranking do clima organizacional de 2022 foi elaborado principalmente com base na percepção dos trabalhadores de cada companhia, que preencheram um formulário de pesquisa FIA Employee Experience (i-FEEx) de clima organizacional da empresa.

Os colaboradores foram convidados a responder anonimamente o questionário que avalia pautas como liderança, sustentabilidade, diversidade, reconhecimento, recompensa, comunicação interna, educação corporativa e estratégia.

O retrato das empresas na visão de seus colaboradores

Nos questionários, as respostas são um retrato de como as empresas da Aegea são vistas pelos colaboradores. Eles afirmam que trabalhando nas unidades vão conseguir atingir os objetivos profissionais, que recebem todas as informações importantes para realizarem bem as suas atividades e que elas entregam aos clientes o que prometem com alta qualidade.

Um dos aspectos bem importantes é que eles se sentem valorizados, reconhecidos, realizados profissionalmente e que têm orgulho em contar aos familiares e amigos onde trabalham. “Ter doze unidades certificadas e com a pontuação atingida nos trazem a certeza de que estamos no caminho certo”, afirma Carolina Pardo Moura, gerente de Recursos Humanos da Aegea.

Foram certificadas: Ambiental Metrosul (RS), Ambiental Serra (inclui a Ambiental Vila Velha, ES), Águas de Ariquemes (RO), Águas de Camboriú (SC), Águas Guariroba (MS), Águas de Manaus (AM), Águas de Primavera (MT), Águas de Sinop (MT), Águas de Teresina (PI), Mirante (inclui Águas de Matão e Águas de Holambra, SP), MS Pantanal (MS) e Prolagos (RJ).

Ambiente de trabalho produtivo

A Águas Guariroba (MS) foi uma das empresas certificadas e é a unidade  da Aegea que mais recebeu certificações. No ano passado, foi eleita pela segunda vez a melhor do setor de saneamento no ranking Lugares Incríveis para Trabalhar 2021. Por três anos consecutivos, foi considerada a melhor empresa para se trabalhar no Brasil.

Em Mato Grosso do Sul, a MS Ambiental Pantanal, também da Aegea, participou pela primeira vez e já conquistou o documento. “É com muito orgulho que recebemos a certificação FEEx de Clima Organizacional. Através do comprometimento e união das nossas lideranças, conseguimos construir um ambiente de trabalho leve, harmonioso e extremamente produtivo”, afirmou o diretor-presidente da MS Pantanal, Celso Paschoal.

Unidades Aegea

Para o diretor-executivo, Clayton Bezerra, é o reconhecimento por todo o trabalho desenvolvido em pouco mais de um ano. “ É com esse clima que vencemos as grandes distâncias entre os municípios, estreitamos a comunicação interna, fortalecemos a nossa cultura e consolidamos o propósito do nosso trabalho em todos os níveis da companhia. Sem dúvida nenhuma, em pouco tempo formamos um grande time e com isso proporcionamos crescimento para diversos colaboradores. É um sentimento indescritível participar de um projeto como este”, disse.

Segundo os diretores, os principais responsáveis pela certificação são os colaboradores. “Eles nos ajudam a construir esse modelo de gestão inovador e, diariamente, se esforçam para fazer a diferença e impactar de forma positiva os 68 municípios onde atuamos. Para eles, todo o nosso agradecimento e gratidão”, pontuou Clayton.

Unidades Aegea

A certificação e a melhoria contínua

A Águas de Primavera (MT) foi certificada pelo segundo ano consecutivo. Foi uma das unidades entre os 100 Lugares Incríveis para Trabalhar 2021. Para a representante de RH da Águas de Primavera, Juliana Andrade, a certificação é um reconhecimento para toda a Aegea. “A pesquisa de clima é fundamental para que a empresa possa desenvolver ações de melhoria contínua, proporcionando o bem-estar dos colaboradores para que todos estejam engajados em um ambiente saudável, seguro e produtivo”, disse Juliana.

O diretor-executivo da Águas de Primavera, Marcos Antunes, destaca que o certificado é resultado do empenho de toda a organização, que vem incorporando iniciativas de qualidade às suas práticas de gestão, envolvendo todos os funcionários. “É uma grande satisfação receber mais uma vez este certificado porque reconhece o trabalho que realizamos diariamente com nossos colaboradores, além de incentivar a evoluir e ampliar ainda mais a nossa atuação”, disse.

Para Leandro Carreira, representante do Recursos Humanos da Águas de Sinop (MT), todo o envolvimento dos colaboradores é de um time unido e envolvido no principal objetivo diário da concessionária em levar saúde, dignidade e mais qualidade de vida à população, refletindo nessa certificação. “As unidades da Aegea são como uma família, repletas de profissionais que vestem a camisa e tem orgulho de fazer parte do dia a dia das pessoas, demonstrando a importância de se construir um ambiente de trabalho agradável, aliado a práticas de gestão que reflete de forma intensa nesse resultado”, pontuou

Unidades Aegea

Profissionais além da conta

A capital do Piauí tem motivo de se orgulhar por ter, pelo terceiro ano consecutivo, uma empresa certificada pelo excelente clima de trabalho. A Águas de Teresina trabalha para ser referência no Nordeste. “Estar mais uma vez entre as empresas que proporcionam o melhor ambiente para trabalhar é uma enorme satisfação e só comprova que somos fortes, unidos e capazes de avançar em novos caminhos, engajados com o nosso propósito que é levar mais saúde e qualidade de vida para a população”, relata o diretor-presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado.

Para Fernando Lima, diretor-executivo da Águas de Teresina, o reconhecimento demonstra que os colaboradores são incríveis no seu labor diário. “Essa conquista reflete no trabalho diário dos nossos profissionais, que são além da conta, um dos talentos da Aegea que colocamos em prática. Eles fazem do saneamento básico um espaço de construção e aprendizado constantes. Nestes cinco anos, a gente fez bastante coisa por Teresina e ainda temos muito mais por fazer. Juntos, transformaremos a cidade em referência em saneamento para empresas de todo o país”, pontua o gestor.

Relacionamento é um dos diferenciais

A Parceria Público-Privada da Aegea em Piracicaba (SP), outra unidade certificada, também tem como um de seus diferenciais o relacionamento com os seus colaboradores. “Um ambiente interno de qualidade, harmonioso, reflete no atendimento que nossos colaboradores prestam à população. Por isso é tão importante que estejamos todos em sintonia”, afirma a diretora- presidente da Mirante, Silvia Leticia Tesseroli.

É o segundo ano consecutivo que a empresa recebe a certificação. “Trata-se do reconhecimento de um esforço coletivo”, afirma Silvia. “A certificação mostra que estamos no caminho certo, mas não paramos por aqui. Nosso propósito e compromisso é melhorar sempre nosso ambiente de trabalho e assim, aproximar nossos colaboradores ainda mais da comunidade”, disse o diretor-executivo da Mirante, Luiz Henrique Nobrega

O colaborador Otoniel Gabriel, que trabalha na Mirante desde o início da operação em Piracicaba, há 10 anos, comenta como é o ambiente na empresa. “Aqui (na Mirante) o clima é muito diferente, somos valorizados, ouvidos. É muito importante essa abertura que temos, isso influencia até no relacionamento entre os colegas. Faz toda diferença”, afirma Otoniel.

Acreditando no potencial de seus colaboradores

A Prolagos, empresa da Aegea na Região dos Lagos (RJ), tem motivos de sobra para comemorar a certificação, que recebeu mais uma vez. No ano passado, ficou em segundo lugar entre as melhores no ranking dos 100 Lugares Incríveis para Trabalhar.

“Acreditamos no potencial dos nossos colaboradores e investimos para que evoluam junto conosco, promovendo oportunidades que possibilitam a promoção de mais saúde e qualidade de vida para eles e para os moradores da nossa área de concessão”, afirma José Carlos Almeida, diretor-executivo da Prolagos.

Unidades Aegea

Mais sobre a certificação

A pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), realizada há mais de 40 anos, visa reconhecer as empresas que mais se preocupam com a criação de um ambiente de trabalho que possa ser agradável e produtivo ao mesmo tempo, garantindo uma ótima experiência aos seus funcionários.

A participação na pesquisa habilita as empresas a utilizarem as respostas dos funcionários como uma pesquisa de clima gerencial, com o benefício de acessarem dados comparativos da metodologia de clima organizacional da FIA, uma das mais conceituadas do país.

Podem participar da pesquisa FEEx empresas privadas, instituições públicas, organizações sem fins lucrativos e cooperativas que tenham no mínimo 50 funcionários, com vínculos de trabalho regidos pela CLT, estagiários e associados (incluindo PJs).

O Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar é uma etapa posterior, iniciativa da Fundação Instituto de Administração (FIA) e UOL, que destaca as empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre os seus colaboradores. Os vencedores são definidos a partir dos resultados da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx).

Pular para o conteúdo