Duas unidades da Aegea firmam parceria com a Blue Keepers

Duas unidades da Aegea firmam parceria com a Blue Keepers

No fim do primeiro semestre, a Ambiental Serra (ES), parceira privada da Cesan nos serviços de esgoto, embarcou a bordo do Blue Keepers, projeto ligado à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil. 

Foi assinado um termo de cooperação com a finalidade de mobilizar recursos e realizar ações preventivas e corretivas no combate à poluição crônica dos oceanos por resíduos sólidos, principalmente o plástico.

Primeira coleta realizada

Em junho, foi realizada a primeira coleta amostral entre a PPP e o projeto Blue Keepers. A ação foi realizada na Praia de Jacaraípe, na Serra, onde foram encontrados diversos tipos de dejetos por toda a orla. 

Até mesmo pneus de carros foram retirados da areia pela equipe que esteve presente na ação. Isso mostra a importância do compromisso firmado, que visa reduzir em 30% a emissão de lixo que vai para o mar no município da Serra nos próximos anos.

Diagnóstico por um oceano mais limpo

“Vamos trabalhar em um estudo, um diagnóstico, para criar um case potencializando o saneamento como uma ferramenta de prevenção ao lixo no mar. Um estudo dedicado, entender os tipos de resíduos gerados e qual o papel do saneamento. Ver de que forma podemos informar as pessoas, poder público e outras iniciativas para fazer uma boa gestão e, consequentemente, fazer um oceano mais limpo”, explica Gabriela Otero, coordenadora do projeto Blue Keepers.

Ligada à ODS 14 do Pacto Global 

Há oito anos, em 2015, ano em que a PPP assumiu o controle do esgotamento sanitário da Serra, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs aos países membros um Pacto Global até 2030, com uma nova agenda de desenvolvimento sustentável composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

O termo de cooperação assinado entre a PPP e o Blue Keepers está de acordo com o ODS 14 – Vida na Água, que fala sobre conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos.

“É um orgulho para nós estarmos conectados a um projeto tão robusto, com impacto mundial. Trabalharemos firmes em conjunto nos próximos anos para que o saneamento possa contribuir diretamente na redução de resíduos nos oceanos”, afirma Justino Brunelli, diretor-presidente da Ambiental Serra.

Prolagos também é parceria da Blue Keepers

Por meio do Blue Keepers, concessionária e prefeituras assinam termo de compromisso de limpeza dos mares e da Lagoa de Araruama

A Prolagos e os municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia também deram um importante passo para o combate à poluição causada pelo descarte irregular de lixo nos mares e na Lagoa de Araruama, com a assinatura de um termo de compromisso com foco na preservação dos corpos hídricos por meio do Blue Keepers.

Serão realizadas a coleta e análise dos resíduos encontrados nesses locais, para subsidiar a criação de políticas públicas e de ações empresariais de combate ao microlixo.

“O projeto já é internacionalmente reconhecido, e o objetivo é engajar o setor empresarial para a ODS 14, que é relacionada à vida marinha. O que vai permear o nosso trabalho é capacitar equipes locais para a coleta dos materiais nas praias e fazer a separação, a gravimetria, para qualificar esse estudo. Depois voltaremos com as informações para o sistema produtivo que o Pacto Global tem acesso para rediscutir o que foi encontrado de resíduo, pensar em estratégias de como as empresas podem reaproveitar os materiais descartados e como os governos podem atuar”, explica Rubens Filho, gerente de Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil.

“É muito importante que cada um de nós seja um agente de transformação, e o Blue Keepers vai nos auxiliar a mapear e definir estratégias efetivas no combate à poluição. A Prolagos está completando 25 anos e reforçamos o compromisso de entregar mais que o básico, criando cidades mais azuis”, diz Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.

Lixo Fora D’água

Em complemento à assinatura do Termo de Compromisso, a concessionária também apoiou o lançamento do projeto Lixo Fora D’água, em Arraial do Cabo, realizado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade. 

Com o objetivo de conscientizar a população, engajar as comunidades costeiras e incentivar práticas mais sustentáveis, a iniciativa, que faz parte do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, irá elaborar um estudo sobre a origem, quantidade e tipos de resíduos encontrados nas praias.

“Saneamento é coleta e tratamento do esgoto, mas é também regular a questão do descarte dos resíduos sólidos, que impactam de uma forma muito sensível os nossos recursos hídricos. Por esse motivo ambas são iniciativas tão importantes para a criação de políticas públicas que irão trazer resultados significativos para a população e o meio ambiente”, ressalta o governador em exercício, Thiago Pampolha.

Pular para o conteúdo