R$ 1 bilhão em obras

AMBIENTAL MS PANTANAL

Contrato da PPP entre Aegea e Sanesul prevê R$ 1 bilhão em obras

Da esquerda para a direita estão: Joselio Alves Raymundo, Radamés Casseb, Guillermo Deluca, Yoon Jung Kim, Fábio Galindo Silvestre e Clayton Bezerra.

O contrato da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Aegea, por meio da concessionária Ambiental MS Pantanal, e a Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul (Sanesul) foi assinado em evento realizado no dia 5 de fevereiro em Campo Grande (MS). É a concretização da vitória da empresa no leilão promovido em outubro de 2020 e contempla a concessão administrativa para a execução de obras de infraestrutura em esgotamento sanitário, melhorias, manutenção e operação dos sistemas em 68 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, em 30 anos de contrato.

“O início das operações da PPP com a Sanesul reforça o compromisso da Aegea com seu propósito de promover vidas mais dignas e saudáveis e sua trajetória de expansão a partir de um modelo de negócio focado em aspectos como investimentos estratégicos e eficiência operacional”, afirmou Radamés Casseb, CEO da Aegea, após a assinatura, em Campo Grande (MS), na sede da Sanesul. O evento, realizado respeitando as orientações das autoridades brasileiras e da Organização Mundial da Saúde para o enfrentamento do coronavírus, contou com a presença do governador do estado, Reinaldo Azambuja, do presidente da Sanesul, Walter Carneiro Jr., e de outros executivos da Aegea.

“Este momento é de vanguarda e de compromisso social com as famílias, buscando qualidade de vida e saúde para a população. Estamos estabelecendo um novo marco com os municípios de Mato Grosso do Sul e não tenho dúvidas de que vamos avançar”, destacou o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Jr. “O grande legado desta parceria é a possibilidade de abreviar o tempo, podendo entregar mais ao estado em um curto espaço de tempo. Quem olha o projeto de saneamento verá que é voltado à qualidade de vida. É um marco extraordinário e com o objetivo de levar o esgotamento sanitário para os 68 municípios”, afirmou o governador do estado, Reinaldo Azambuja.

Criada em 2010, a Aegea Saneamento registrou um crescimento exponencial e saltou de 6 municípios atendidos para 57, em 2020. Com a conquista dos leilões de Cariacica (ES) e Sanesul (MS), a empresa passa a atender 126 cidades, prestando serviços para mais de 11 milhões de pessoas. Esse crescimento só foi possível graças ao modelo de negócio da empresa, que tem como base eficiência operacional, cumprimento de metas e investimentos responsáveis, e o alinhamento aos princípios ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).

Estrutura da nova unidade

A Ambiental MS Pantanal integra a Regional 1, no Centro-Oeste, composta por empresas de 25 cidades do Estado de Mato Grosso; Novo Progresso no Pará; Águas Guariroba operando concessão plena em Campo Grande (MS), e agora a Ambiental MS Pantanal, presente em 68 cidades do estado por meio da PPP com a Sanesul.

A diretoria da presidência da empresa está sob a responsabilidade de Celso Lino Paschoal Jr. Engenheiro civil com 20 anos de experiência no segmento de infraestrutura e concessões de serviços públicos, atua na Aegea desde 2016, quando foi diretor-executivo das unidades de Rondônia. Esteve na Diretoria-Executiva da Águas Guariroba de 2017 até 2021, quando assume o novo desafio na Ambiental MS Pantanal.

“É um orgulho imenso fazer parte deste grande projeto da Aegea que vai trazer mais saúde e qualidade de vida para os sul-mato-grossenses”, afirma Celso Paschoal. Para ele, a PPP irá proporcionar um grande avanço na coleta e no tratamento do esgoto no estado e está à frente do novo Marco Legal do Saneamento. “Destaco o pioneirismo do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e da Sanesul na busca pela universalização do acesso ao saneamento básico. Sempre atentos aos benefícios e ao diferencial que estes serviços trazem para as cidades e para toda a população”, completa.

Clayton Bezerra é o diretor-executivo da Ambiental MS Pantanal. Biólogo e engenheiro civil, começou a atuar no grupo na Águas Guariroba em 2008 como técnico químico. Já foi gerente de Operações nas unidades da Aegea em São Paulo e esteve à frente na mobilização para entrada em Teresina (PI) e Manaus (AM). Foi diretor-executivo das unidades de MT1 desde 2019 até voltar para Mato Grosso do Sul com a PPP em 2021.

“Estou muito feliz de estar participando deste projeto e pela confiança depositada em mim para fazer parte e ajudar a tocar um negócio desta magnitude. Na Aegea a gente viaja o Brasil todo levando saneamento e qualidade de vida para todo mundo, mas fazer isso para o meu povo se torna ainda mais gratificante”, destaca Clayton, que é natural da região de Dourados (MS).

O evento de assinatura foi transmitido ao vivo pelo YouTube e o registro permanece disponível on-line: https://youtu.be/z_mjcfalrks.

Juntos somos mais MS

Para apresentar à população a parceria entre Sanesul, governo do estado e Ambiental MS Pantanal em prol de Mato Grosso do Sul, foi preparada uma campanha de alcance estadual, abrangente, popular e inclusiva que, com o conceito “Juntos somos mais Saneamento. Somos mais MS”. A campanha mostra o sentido de união, trabalho e compromisso que permeou toda a iniciativa da PPP.

A ação publicitária começou a ser divulgada em diferentes veículos de comunicação em março – mês da água – com o objetivo de apresentar o pioneirismo dessa união que acontece em um formato de Parceria Público-Privada (PPP), somando a estrutura de uma tradicional estatal, que é a Sanesul, aos investimentos e à expertise operacional da Ambiental MS Pantanal, empresa da Aegea, maior companhia privada de saneamento do Brasil.

Para protagonizar as peças publicitárias e levar essa boa-nova com toda simpatia e simplicidade, a dupla Maria Cecília e Rodolfo percorreu o estado, andando mais de 3 mil quilômetros, visitando cidades e conversando com as pessoas sobre como essa parceria muda para melhor o dia a dia da população.

Além de posicionar o estado na dianteira do saneamento básico nacional, essa novidade vai possibilitar um salto grandioso para a qualidade de vida dos sul-mato-grossenses dos 68 municípios já atendidos pela Sanesul, com muito mais saúde, dignidade, melhores índices na educação, valorização imobiliária, preservação do meio ambiente, atração de investimentos, entre outros benefícios.

Assista aos vídeos clicando aqui

Pular para o conteúdo