Energia limpa move parte das operações da Aegea em Santa Catarina

A energia verde, ou energia limpa, é qualquer energia gerada a partir de matérias-primas naturais e renováveis, como a água, o ar, o calor da Terra e o sol.

Investindo na tecnologia e com o foco no desenvolvimento sustentável dos municípios, a Águas de Bombinhas (SC), unidade da Aegea em Santa Catarina, passou a utilizar, desde 2020, esse tipo de energia em alguns pontos do sistema de abastecimento de água.

Para isso, a concessionária deu início a um negócio inédito no estado: a exemplo de outras unidades da Aegea, a Águas de Bombinhas passou a utilizar o Mercado Livre de Energia. Foi feita a migração da Estação de Tratamento de Água de Bombinhas e o booster de água bruta – ambos situados no Morro de Zimbros – para a fonte alternativa.

Menor impacto ambiental: meta da Aegea

Na prática, isso significa que a empresa vem apostando no uso de energias renováveis e inovadoras para garantir o abastecimento da população. O contrato i50, da qual a concessionária faz parte, permite a compra de energia por meio de alternativas sustentáveis e que causam um impacto ambiental menor, como por exemplo fontes eólicas, biomassa, energia solar, pequenas centrais hidrelétricas, entre outros.

Para Reginalva Mureb, diretora-presidente da empresa, fazer estes investimentos e optar por energia renovável estão entre as metas das concessionárias, não só da Águas de Bombinhas, mas também da Águas de Penha, Águas de Camboriú e Águas de São Francisco do Sul.

Olhar atento para inovações

“Este é um passo importante para a empresa, que sempre olhou com atenção para as inovações do mercado. Muito mais do que uma mudança tecnológica, este passo representa também um apoio para a produção de energias renováveis, que não agridem a natureza”, explica ela.

As principais vantagens dessa migração são a redução de custos e a sustentabilidade. Esta forma de contrato permite com que as empresas possam negociar preços, prazos e adequar melhor o consumo em relação aos gastos com energia.

Além disso, o Mercado Livre de Energia também oferece poder de decisão para as empresas, que a partir de então podem escolher o seu fornecedor de energia. Sendo assim, ao contratar um fornecedor de fontes renováveis, as empresas ajudam a diminuir a emissão de gases do efeito estufa, por exemplo.

Pular para o conteúdo