Estiagem exige melhorias no sistema e uso consciente

Com a chegada da estiagem diminuem as chuvas, aumenta a poeira e o calor, o que faz com que o uso de água também aumente. Em cidades como as de Rondônia, onde as temperaturas facilmente chegam a 35º, a situação fica bem preocupante. O índice pluviométrico, que é de 1.400 mm a 2.400 mm por ano, chega a baixar para menos de 20 mm entre os meses de junho e agosto. Diante deste cenário, a Águas de Rolim de Moura (RO) reforça por meio de campanha a necessidade do uso consciente da água.

A concessionária realiza também uma série de medidas para ampliar o abastecimento e garantir a regularidade – termo que, na prática, significa ter água tratada disponível na torneira de casa todos os dias, durante 24 horas. Entre as melhorias para este momento do ano estão: instalações de novas bombas nas captações de água, manutenções e substituição dos quadros de comandos que enviam em tempo real os níveis dos reservatórios e o volume de água captado.

O sistema de distribuição recebeu registros para setorização dos bairros, 35 ao todo, e equalização do abastecimento, instalações de equipamentos especiais nas redes de grandes diâmetros e vistorias mais frequentes para evitar vazamentos no sistema. Intervenções foram feitas ainda na estação de tratamento de água e nos reservatórios, que passaram por vistorias técnicas, mapeamento interno e processo de limpeza. Os filtros da ETA também foram substituídos.

“Obras e ações dentro do planejamento para assegurar um fornecimento de água regular à população foram realizadas, começando na captação, no tratamento e na distribuição para reduzir ao máximo o índice de perdas. Estamos investindo em campanhas voltadas para conscientizar a população sobre a importância de utilizar a água evitando desperdícios, como molhar as ruas e calçadas, por exemplo”, disse o diretor-presidente da Águas de Rolim de Moura, Eduardo Lana.

A importância de ter caixa-d’água em casa

A instalação da caixa-d’água é importante para qualquer imóvel, pois garante a segurança interna para imprevistos que podem acontecer no sistema e diminuem os efeitos de interrupções necessárias no abastecimento para reparos e manutenção.

Segundo a recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as edificações devem ter reservação de água com volume mínimo suficiente para 24 horas de consumo normal.

“Interrupções no fornecimento de água às vezes são necessárias. Por isso é muito importante ter um reservatório em casa, principalmente neste momento delicado da pandemia e estiagem”, explica a coordenadora de Operações da Águas de Rolim de Moura, Priscila Sonda.