Você sabe como consumir água com inteligência?

É possível fazer todas as atividades diárias de higiene e limpeza com menos água. O Instituto Akatu – Por um Consumo Consciente tem estudos que mostram que em um ano consumimos 60% mais recursos naturais do que o planeta pode suportar. Enquanto a capacidade da Terra é finita, aumenta o número de pessoas consumindo. São mais de 70 milhões por ano a mais anualmente. Por isso, tudo que for usado com inteligência, de modo mais racional, tem um grande valor. O Instituto Akatu tem um conceito bem legal para o uso da água com consciência: um minutinho economiza de montão.

Alguns números do consumo ideal

Gabriel Fasola, gestor operacional da Águas de Bombinhas (SC), ensina algumas dicas para um consumo consciente de água.

Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.
Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no
Evite duchas de alta pressão. Apesar de serem usadas para dar a sensação de massagem no corpo, essas duchas são inimigas do consumo consciente de água. Elas têm uma vazão grande, de 20/30 litros por minuto.
Um banho de 10 minutos em um chuveiro de 30 litros por minuto gasta em média 300 litros de água. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) o consumo por habitante é da ordem de 112 litros por dia.
Organize a louça antes de lavá-la. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Isso e o uso de materiais biodegradáveis também ajudam na economia.
Se você tiver uma piscina, cubra-a com uma capa quando não estiver usando. As piscinas podem perder até 90% de sua água em um mês por conta da evaporação.
Uma piscina limpa precisa de menos trocas de água. Revise sempre a bomba e o filtro, já que o mau funcionamento desses equipamentos aumenta o gasto de água.
Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas – uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água.
Se precisar usar água, prefira equipamentos de limpeza a jato, que usam uma quantidade mínima de água aliada a uma forte pressão.
Use um balde e um pano para limpar o carro.
Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de 2 mm em um cano de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.
Pular para o conteúdo