Estudantes criam iniciativa sustentável para limpeza de galerias com garrafas pets

Estudantes criam iniciativa sustentável para limpeza de galerias com garrafas pets
Texto: Isabel Monteiro

Com o intuito de manter o rio Parnaíba mais limpo e para evitar os alagamentos em função do descarte irregular de resíduos, alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), trabalharam na realização do projeto Barreira Ecológica Sustentável (BES).

A partir da utilização de garrafas PETs, abraçadeiras, tela para filtragem de resíduos e barbante, criaram um equipamento com suporte eficiente para a captação de resíduos sólidos em galerias. A iniciativa de Igor Emanuel Soares e Dheysiana Hadasia, venceu o Pioneiros na Águas de Timon.

Preservando a biodiversidade com materiais recicláveis

“Os alunos inovaram ao utilizar materiais recicláveis, simples e de baixo custo para a composição da barreira, desenvolvendo um equipamento que pode contribuir na manutenção dos rios limpos, preservando a biodiversidade”, destaca o coordenador Comercial da Águas de Timon e tutor do projeto, Lucas Marques.

Os rios sem o acúmulo de lixo e preservados melhoram a saúde das comunidades, além de influenciar no turismo sustentável da cidade de Timon, conhecida pela diversidade de balneários.

Iniciativa proposta no Pioneiros é de baixo custo

“Conhecemos a realidade de Timon e ficamos envolvidos em encontrar soluções que ajudassem nas questões que envolvessem o saneamento básico. Então, o projeto BES é uma iniciativa de baixo custo que vai influenciar na preservação ambiental”, explica Igor Emanoel Soares, estudante do IFMA.

O Projeto Pioneiros acontece há cinco anos em Timon e nesta edição, contou com a participação de 15 jovens de escolas públicas. A imersão na concessionária durou quatro meses. As inscrições para a próxima edição já estão abertas.

Conheça a seguir o projeto da Águas de Teresina (PI).

Pular para o conteúdo