Evento celebra recuperação da Lagoa Rodrigo de Freitas

Evento celebra recuperação da Lagoa Rodrigo de Freitas

Sábado, 22 de outubro, foi dia de celebrar o sucesso de uma parceria pela preservação do meio ambiente. Há um ano, a Águas do Rio e o Projeto Manguezal da Lagoa trabalham em conjunto – a data também marca os 33 anos de início da iniciativa voluntária do biólogo Mario Moscatelli em proteger a biodiversidade da Lagoa Rodrigo de Freitas. 

Para comemorar, e confirmar este compromisso com a natureza, um evento foi promovido entre o Parque da Catacumba e os pedalinhos. Foi realizada uma aula aberta à população sobre preservação e recuperação ambiental, com soltura de caranguejos, plantio de mudas e exposição de fotos.

Parceria bem-sucedida

Para constatar o resultado bem-sucedido dessa parceria, basta dar uma caminhada pela lagoa. A água está mais límpida e, nas margens, é possível ver uma variedade de animais que povoam a região. 

Aves que antes habitavam o lugar estão retornando. Entre eles estão os belos colhereiros com pelagem rosa, quero-quero e socozinho. Tem novos habitantes também: garça-azul e algumas espécies de caranguejos, como guaiamum, aratu-vermelho e marinheiro.

Investimentos em saneamento

Entre as ações que possibilitaram a recuperação desse ecossistema estão as intervenções da Águas do Rio (RJ) no sistema de esgoto da região, com a recuperação e modernização das estações de bombeamento (elevatórias). Foram feitas ainda operações de fiscalização de despejo irregular de esgoto sem tratamento na lagoa.

“A luta pela Lagoa Rodrigo de Freitas ganhou um grande reforço a partir do ano passado, quando a Águas do Rio assumiu a gestão do saneamento. Hoje trabalhamos afinados. Quando a nossa equipe, a partir do projeto Manguezal da Lagoa, observa qualquer lançamento de líquido que não seja água limpa, aciona a concessionária que, imediatamente, verifica. Hoje a qualidade da água que chega na lagoa é muito melhor”, afirma Moscatelli.

Apoio ao Projeto Manguezal da Lagoa

A parceria entre a Águas do Rio e a Manglares Consultoria Ambiental, do biólogo Mario Moscatelli, foi firmada em outubro de 2021, sendo a primeira vez que uma empresa privada patrocinou o projeto Manguezal da Lagoa, ao longo de seus mais de 30 anos. 

Com o apoio da concessionária, um time de profissionais da área ambiental se dedica à proteção do manguezal e dos animais que vivem ali, atuando no controle de pragas, replantio de espécies e limpeza das margens. A criação de campanhas de educação ambiental também faz parte do escopo.

Responsabilidade compartilhada para impulsionar o desenvolvimento”

Reconhecemos o trabalho feito pelo Moscatelli e somamos forças com ele. Porém, a responsabilidade precisa ser compartilhada. A população também pode contribuir, cuidando desse espaço que é um local muito rico também para práticas desportivas, lazer e fomento ao turismo.  Tudo isso impulsiona o desenvolvimento econômico da cidade e a qualidade de vida das pessoas”, destacou o diretor-presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini.

Pular para o conteúdo