Fórum Mundial da Água e as políticas públicas para a segurança hídrica

Dacar

Após o atraso devido à pandemia, o Fórum Mundial ganha evento presencial em sua nona edição em Dacar, no Senegal. Durante seis dias (de 21 a 26 de março), especialistas e interessados no tema do mundo todo se debruçam sobre as principais questões da água. O tema central é Segurança Hídrica para a Paz e o Desenvolvimento.

O Fórum Mundial da Água é sempre o momento em que técnicos, gestores públicos e privados, e ambientalistas de todo o mundo debatem políticas sobre água e interagem para trocas de experiências. Em 2022, tem como slogan “O Fórum das Respostas” e a expectativa senegalesa é que ele se torne o mais social, político e econômico de todos os tempos.

É organizado pelo Conselho Mundial da Água (World Water Council – WWC), a instância máxima de gestão de recursos hídricos. A instituição foi criada em 1995 por especialistas em recursos hídricos em resposta a uma crescente preocupação com as questões globais em relação à água. O WWC possui 22 membros brasileiros, dentre os quais o Consórcio PCJ.

Quatro prioridades

O 9º Fórum Mundial da Água está alicerçado em quatro prioridades: Segurança hídrica e saneamento; Água para o Desenvolvimento Rural; Cooperação; Meios e Ferramentas, incluindo desafios cruciais de financiamento, governança, gestão de conhecimento e inovação.

A programação completa com todas as sessões, divididas por cada dia de evento, pode ser acessada em: https://www.worldwaterforum.org/en/master-plan

Edição realizada em Brasília

A última edição, a do 8º Fórum Mundial da Água, foi realizada em Brasília, em 2018, e contou com a participação de mais de 120 mil pessoas de 172 países diferentes. A Vila Cidadã e a Feira Técnica foram montadas no Estádio Nacional Mané Garrincha. No Senegal, a Vila Cidadã não será repetida, o que faz de Brasília o maior fórum, em número de participantes, já realizado.

Para a 9ª edição do mais importante evento sobre água e políticas públicas do mundo, o Consórcio PCJ montou uma programação especial de cobertura. Todo o conteúdo ficará disponível no site www.agua.org.br.

Pular para o conteúdo