Gestão eficiente e investimentos colocam Piracicaba em 1º lugar em ranking mais uma vez

Rio Piracicaba

Os investimentos realizados ao longo dos últimos anos, somados à gestão eficiente dos sistemas de saneamento, conferiram a Piracicaba a pontuação máxima no Ranking da Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), divulgado em 16 de junho, que avalia os principais indicativos do setor. Com essa divulgação, a cidade mantém o primeiro lugar na classificação geral, figurando em posição de destaque perante os maiores municípios do país.

A metodologia do estudo é baseada nos dados mais recentes do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) de 2019. Para a avaliação, o estudo considera os seguintes critérios: abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação adequada dos resíduos sólidos e as taxas de internação por doenças relacionadas à falta de saneamento, como diarreia e febre tifoide. 

Em todos os itens, o município obteve a nota máxima de 100 pontos para cada um dos quesitos, chegando ao índice de 500 pontos no total, dentro da categoria “Grande Porte – Rumo à Universalização”, que analisou os municípios com mais de 100 mil habitantes.

O estudo contemplou a avaliação de 1.670 municípios do país, sendo que 84% dos ranqueados se enquadram na categoria “Pequeno e médio porte”. Entre as cidades analisadas no grupo “Grande Porte”, apenas 37 dos 263 que serviram como base de estudos atingiram a pontuação necessária para conquistar a classificação na melhor categoria, denominada como “Rumo à Universalização”. Já na esfera dos municípios com menos de 100 mil habitantes, somente 82 se enquadraram nos quesitos para figurar neste grupo de destaque. No total, somente 119 cidades atingiram a categoria “Rumo à Universalização” (dentro das duas divisões Grande e Pequeno Porte).

Investimentos garantiram universalização 

Para o diretor-executivo da concessionária Mirante, Ozanan Pessoa, um dos principais diferenciais que fazem Piracicaba se destacar no setor é o dos grandes investimentos realizados, principalmente no esgotamento sanitário. Nos últimos nove anos, a prefeitura, por meio da Parceria Público-Privada, firmada entre o Semae e a concessionária Mirante, universalizou o atendimento com forte investimento no sistema de esgotamento sanitário. Durante esse período, a Mirante investiu mais de R$ 472 milhões (moeda de 2021), para a ampliação e modernização da estrutura física e tecnológica de todo o complexo operacional. 

“Para nós, a classificação é motivo de orgulho, pois reafirma o propósito da concessionária de contribuir efetivamente com o desenvolvimento social e sustentável do município. Se Piracicaba está nesse patamar de destaque perante o panorama nacional do saneamento, muito se deve ao aporte de recursos feito por acionistas e investidores, que apostaram e ainda acreditam no potencial de crescimento da cidade e, sobretudo, ao desempenho dos profissionais do setor que não medem esforços para oferecer o melhor atendimento”, destaca Ozanan.

Pular para o conteúdo