Em seis meses, o Programa Ribeirão Limpo em Piracicaba triplicou as ações de fiscalização. Foram 4.500 vistorias realizadas pela Mirante (SP), uma das unidades da Aegea no interior de São Paulo.
O foco das ações é o combate ao despejo irregular de esgoto e ligações clandestinas. O número representa um salto expressivo, comparado às 1.162 ações entre abril e setembro do ano anterior.
Fiscalização de esgoto irregular
A fiscalização combate o despejo irregular de esgoto e as ligações clandestinas. O trabalho é diário, com monitoramento em pontos estratégicos da cidade. Fiscalizar de forma contínua garante uma resposta rápida diante de qualquer irregularidade.
Preservação do Rio Piracicaba
A iniciativa fortalece a preservação do Rio Piracicaba (SP), principal curso d’água do município.
O presidente da Associação Remo Piracicaba, José Valdir Lopes, conhecido como Mac, destaca que o monitoramento ajuda ao meio ambiente: “A importância do Ribeirão Limpo é enorme. Muitos peixes utilizam esses afluentes para se reproduzir. Água limpa é tão vital quanto a mata ciliar.”
A ação também valoriza a relação da cidade com seu principal rio. A população também tem papel essencial na conservação, adotando práticas corretas de descarte e denunciando problemas.
“O foco é conscientizar a população para não fazer desses espaços uma espécie de lixão, descartando entulhos, móveis, e prejudicando o meio ambiente. Essa é uma luta diária”, finaliza Mac.
Monitoramento diário dos rios urbanos
Os times da Mirante, formados por técnicos e fiscais, atuam como guardiões do rio. Os grupos realizam o monitoramento diário dos rios urbanos, identificando rapidamente qualquer lançamento irregular. A atuação preventiva evita danos ambientais e protege a saúde pública.
Além do lixo, ligações irregulares e o despejo de esgoto sem tratamento em rios e córregos são uma das principais fontes de poluição de cursos d’água. Criado em 2019, o programa Ribeirão Limpo consiste no monitoramento diário de diversos pontos de rios, córregos e afluentes do município.
“Atuamos diligentemente na identificação precoce de lançamentos irregulares que comprometem a saúde do rio, garantindo uma resposta rápida a qualquer interferência no sistema, seja por fatores naturais ou externos”, afirma a diretora-executiva da Mirante, Isabelly Gonçalves.
Conscientização sobre saneamento básico é essencial
A população tem papel fundamental na conservação dos corpos hídricos. A conscientização sobre saneamento básico começa em casa. Veja o que não deve ser descartado no vaso sanitário ou ralo da pia:
- Papel higiênico;
- Fraldas descartáveis;
- Absorventes e cotonetes;
- Fios de cabelo;
- Preservativos;
- Óleo de cozinha usado.
Esses materiais causam entupimentos, poluição e podem chegar diretamente aos rios e córregos.
Como denunciar o descarte irregular de esgoto?
Na cidade de Piracicaba, moradores que identificarem descarte irregular de esgoto ou vazamentos nas ruas devem entrar em contato com o SEMAE pelos canais oficiais:
📞 0800 772 9611
📞 (19) 3403 9611
A denúncia rápida permite que a equipe da Mirante atue imediatamente, protegendo o meio ambiente e a população. Procure os órgãos responsáveis em sua cidade caso identifique irregularidades.