Conscientização diminui quantidade de lixo na rede de esgoto

Conscientização diminui quantidade de lixo na rede de esgoto

Desde sua chegada ao município, em 2010, a Mirante, unidade da Aegea em Piracicaba (SP), realiza campanhas de conscientização sobre o uso correto da rede coletora de esgoto.

A ação é feita em função da grande quantidade de resíduos sólidos que são descartados em vasos sanitários e ralos de pias de cozinha e banheiro. Entre os anos de 2021 e 2022, a redução foi de 22 toneladas de lixo. 

110 toneladas de lixo foram retiradas em um ano

No ano de 2021, a Mirante retirou 110 toneladas de lixo das tubulações, enquanto que, no ano passado, foram 88 toneladas de resíduos sólidos. De acordo com o gerente de Operações da Mirante, Rodrigo Leitão, infelizmente a quantidade  de resíduos sólidos nas redes coletoras de esgoto ainda é bastante expressiva.

“Essa redução de 20% nos anima, mostra que estamos no caminho certo, porém precisa melhorar muito. Trata-se de um trabalho contínuo de conscientização da população, para evitar que haja descartes de objetos e lixo nos vasos sanitários, impedindo que todos esses resíduos prejudiquem o funcionamento adequado das redes de esgoto”, diz Rodrigo.

Programas junto às lideranças comunitárias

É o que a Mirante tem feito. Por meio da área de Responsabilidade Social, utiliza os programas sociais para informar a população de que lixo e rede coletora de esgoto não combinam. Um deles é o Programa Afluentes, que é realizado junto às lideranças comunitárias, que replicam todas as informações, especialmente sobre o uso correto da rede coletora de esgoto. 

“Realizamos reuniões periódicas com essas lideranças e um dos temas mais relevantes é o bom uso da rede de esgoto”, afirma o analista de Responsabilidade Social da Mirante, Gabriel Bertolo.

Conscientização nas redes

Além dos programas sociais, a Mirante também utiliza as redes sociais e as mídias local e nacional para alertar sobre a importância do tema. “O lixo, indevidamente descartado na rede coletora de esgoto, provoca inúmeros problemas e dificulta o trabalho da concessionária, afetando também quem não descarta indevidamente lixo na rede”, observa o gerente de Operações.

Fraldas, gordura, preservativos, absorventes, papel higiênico, fio dental, hastes de cotonete, roupas, estopa, cabelo, diversos tipos de objetos e embalagens plásticas estão entre os resíduos retirados com mais frequência, nas estações de tratamento. “A presença desses materiais na rede obstrui a passagem de esgoto e, por consequência, causa entupimentos”, diz Rodrigo.

Fique atento

Faça parte do movimento de não descartar lixo nas redes de esgoto. Para mais informações, acesse as redes sociais da Mirante: @miranteppp, https://www.facebook.com/miranteppp e www.miranteppp.com.br.

Pular para o conteúdo