Incentivo a reportagens sobre saneamento amplia conscientização

Incentivo à reportagens sobre saneamento amplia conscientização

As concessionárias Águas de São Francisco do Sul, Águas de Penha, Águas de Camboriú e Águas de Bombinhas, unidades da Aegea em Santa Catarina, divulgaram os vencedores do 2º Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental na noite de terça-feira, 14 de novembro.

O objetivo da premiação, realizada também em outras unidades da Aegea (veja abaixo), é incentivar a produção de reportagens sobre a importância do saneamento básico nas cidades onde atuam. 

Benefícios para toda a sociedade 

“O prêmio valoriza o papel dos meios de comunicação na difusão do conhecimento sobre saneamento, ao mesmo tempo em que colabora com a expansão da importância do serviço e os benefícios que traz para a sociedade”, afirma a diretora-presidente das quatros concessionárias, Reginalva Mureb.

Dividido nas categorias Texto, Áudio, Vídeo e Mídias Sociais, o  prêmio permite a participação de profissionais de veículos de comunicação e mídias sociais diplomados, registrados no Ministério do Trabalho ou que comprovem essa atividade profissional no prazo mínimo de cinco anos (matérias publicadas e assinadas).

Premiação em outras unidades da Aegea

O prêmio da Águas Guariroba, realizado em Campo Grande (MS), está na 12ª edição, sempre no intuito de valorizar quem planta a semente da informação que faz crescer ideias inovadoras e transformadoras para o meio ambiente. A premiação, que já faz parte dos eventos da capital, acontece no dia 01 de dezembro. 

Na Região dos Lagos (RJ), a Prolagos realiza a premiação desde 2018, disseminando a importância do saneamento na vida das pessoas e para o meio ambiente. Em celebração aos 25 anos de atuação da concessionária, comemorados neste ano, a edição trouxe um tema especial: “O legado do saneamento na Região dos Lagos”. A premiação acontece em 12/12.

Com o tema “Saneamento, o futuro em pauta hoje”, a Águas de Manaus (AM) encerrou as inscrições em 30 de outubro e no dia 5 de dezembro divulgará o resultado. Foram mais de 100 inscrições com reportagens em texto, áudio e vídeo que ampliaram as discussões sobre os impactos positivos dos serviços de água e esgoto na capital amazonense.
A Águas de Teresina (PI) está na quarta edição e, além de disseminar a importância do saneamento, valorizar e reconhecer os profissionais, tem como foco a difusão do conhecimento em busca da sustentabilidade. Além dos prêmios para os dois primeiros lugares, a concessionária tem o “Grande Prêmio Águas de Teresina de Jornalismo Ambiental”, para a reportagem com a maior pontuação de todas as categorias.