Glocal Experience mostra ações socioambientais bem-sucedidas pelo mundo

Glocal Experience traz experiências socioambientais bem-sucedidas pelo mundo

Uma plataforma dedicada à troca e busca de soluções para um planeta mais sustentável e com menos desigualdades sociais. Esse é o objetivo da segunda edição da Glocal Experience, que acontece entre os dias 22 e 25 de novembro, na Marina da Glória, no Rio. 

Além de palestras, workshops e shows, o evento gratuito contará com o Domo, um cinema 360º. Esse espaço convida os visitantes a conhecerem a transformação na vida das pessoas mais vulneráveis e do meio ambiente a partir do avanço do saneamento básico no Estado do Rio de Janeiro.  

Pensar global e agir local

Patrocinada novamente pelo Instituto Aegea e a Águas do Rio, a Glocal Experience incentiva pactos entre as diferentes camadas da sociedade para a implementação efetiva da Agenda 2030, baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 

Dentro das metas globais, saneamento básico tem destaque, apontando a universalização dos serviços como prioridade no âmbito social e ambiental. A ideia do evento é pensar global e agir localmente, incentivando a implantação efetiva de uma agenda justa e sustentável.

Mentes e experiências relevantes reunidas

“Quando falamos em futuro mais sustentável não tratamos de conceitos utópicos e distantes da realidade. Estamos nos referindo a ações concretas, em prática hoje, por diversos setores da sociedade em todo o mundo. E é por isso que apoiamos a Glocal Experience, um evento que reúne mentes e experiências relevantes, em uma troca valiosa para o planeta”, afirma o diretor-presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini. 

Segundo ele, a contribuição da empresa será apresentar o projeto de transformação pelo saneamento básico, em andamento no Rio de Janeiro, que leva dignidade às pessoas, aproveitando o momento para trazer a população para mais perto do tema. “Afinal, saneamento toca a vida de todos”, completa.

Mentes e experiências relevantes reunidas

Com uma pegada mais social, a Glocal deste ano reunirá nomes de peso em torno de temas como o impacto da falta de saneamento na vida das mulheres, empreendedorismo em comunidades e o uso de inovação tecnológica em prol da inclusão, entre outros. Na programação, 155 palestrantes marcarão presença em três palcos, nos quatro dias de evento. 

Da Aegea, participam Alexandre Bianchini, na cerimônia de abertura, e Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea e diretor de Sustentabilidade, no Palco Glocal, com o tema “O papel das empresas na transformação social”. Pedro Freitas, diretor-superintendente da Águas do Rio e diretor-presidente da Prolagos, fala sobre os “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Do legado às perspectivas”.

Josélio Alves Raymundo, diretor de Operações da Águas do Rio, e Keila Martins, coordenadora de Diversidade da Aegea, levam “Dignidade para todos: Por um mundo menos desigual” para o Palco Rio. O diretor-superintendente da Águas do Rio, Sinval Andrade, e Tâmara Motta, gerente de Responsabilidade Social da concessionária, falam sobre “Esse Rio é meu”.

A gerente-executiva da Resíduos Sólidos da Aegea, Letícia Tavares, encerra a participação de representantes da empresa com a palestra: “Como a falta de saneamento impacta a vida das mulheres”. 

Tour das tartarugas

Os participantes terão a oportunidade de explorar o Tartarugas Cariocas, uma iniciativa conjunta da Fiocruz, Furg, UFF, UFRJ e do Instituto Mar Urbano, parceiro da Águas do Rio. Esse projeto cataloga e analisa a saúde das tartarugas na Baía de Guanabara e na costa fluminense. 

Durante os tours guiados no cais da Marina da Glória, os pesquisadores vão examinar tartarugas, compartilhando informações sobre suas vidas e o trabalho do projeto para conscientizar sobre os impactos da humanidade no habitat. Veja a programação completa do evento em: https://www.glocalexperience.com.br/agenda/

Pular para o conteúdo