Investimentos de PPP tornam a ETE Manguinhos a mais eficiente do ES

ETE Manguinhos
Texto: Ana Paula Garcia

Em busca de aperfeiçoar os serviços de esgoto, a Parceria Público-Privada Cesan e Ambiental Serra não tem medido esforços para modernizar sua estrutura. Nos últimos anos, todas as estações de tratamento de esgoto (ETEs) da empresa passaram por melhorias.

Com investimento específico de cerca de R$ 13 milhões, a ETE Manguinhos recebeu equipamentos de última geração que a tornarão a mais eficiente do Espírito Santo. Entre as aquisições, destaque para o filtro disco rotativo, de tecnologia italiana, o segundo instalado em todo o país.

Produto com qualidade elevada e economia energética

O disco rotativo permite filtrar o efluente já tratado para devolver à natureza um produto com uma qualidade elevada, ainda melhor do que a atual. Também foram instalados novos sistemas de aeração por ar difuso, melhorias que aumentam a eficiência de tratamento do esgoto.

Além disso, há uma economia energética no processo. Foram investidos ainda recursos em um novo preliminar compacto, um decantador secundário e um sistema compacto de desidratação, que contribuem de forma específica para cada parte do tratamento do efluente.

A ETE Manguinhos atende atualmente 65 mil pessoas e trata 290 milhões de litros de esgoto por mês.

Pular para o conteúdo