Investimentos em saneamento incentivam o turismo

Investimentos em saneamento incentivam o turismo

Saneamento e turismo têm uma relação forte. O Brasil é conhecido mundialmente por sua receptividade e suas belezas naturais, do Norte ao Sul do país. De acordo com a Águas de Penha (SC) o esgotamento sanitário também influencia muito na escolha dos visitantes em relação aos seus destinos.

O acesso aos serviços garante, além de boa infraestrutura para hospedagem, águas com boa balneabilidade, sem problemas causados pela falta de coleta e tratamento de esgoto. Ajuda também na preservação do meio ambiente e na saúde da população, evitando a disseminação de doenças de veiculação hídrica.

Investimentos que movimentam a economia

Investimentos em saneamento básico estimulam o turismo e impactam diretamente na cadeia econômica local. Uma das justificativas apontadas pelos especialistas para explicar este incentivo é a despoluição de rios, lagos e mares. 

Segundo dados do Instituto Trata Brasil, se o serviço de saneamento básico no país fosse universalizado, o país teria um ganho de R$ 7 bilhões por ano com o turismo.

Além disso, com o setor valorizado, a geração de renda aumenta para os trabalhadores da área e para os comerciantes locais. Dados do Painel Saneamento Brasil apontam que há grande diferença no que diz respeito à renda do trabalho no turismo das pessoas com saneamento básico e os que residem em locais sem acesso aos mesmos serviços.

Estima-se que, no Brasil, a diferença salarial desses trabalhadores é de cerca de R$ 1.200. Como parte dos visitantes que a cidade recebe é em razão do turismo, a implementação do sistema de esgoto em Penha é considerada imprescindível para a manutenção da atividade no município.

Desenvolvimento sustentável 

“A balneabilidade das águas, aliada a investimentos em infraestrutura, é determinante para a escolha de uma localidade, uma vez que as pessoas estão mais conectadas com a natureza, preocupadas com a saúde e com o meio ambiente”, aponta Reginalva Mureb, diretora-presidente da Águas de Penha. 

“Por essas e tantas outras razões que os investimentos no sistema de esgotamento de Penha são tão importantes, pois vão impactar de forma positiva no desenvolvimento sustentável da cidade”, completa.

Pular para o conteúdo