Jovens propõem mudanças para melhorar o saneamento em suas comunidades

Pioneiros abre portas para jovens e provoca reflexões sobre saneamento

A Aegea acredita e investe em ações que proporcionam vidas mais dignas e saudáveis, respeitando as peculiaridades e o ciclo sustentável de cada região, com comprometimento ambiental e social. Uma demonstração disto é o Programa Pioneiros, realizado pela empresa desde 2019. Da segunda edição participaram 107 alunos que moram em regiões atendidas por dez concessionárias da companhia.

A pandemia trouxe o desafio de adaptação desde a primeira fase do projeto. A Aegea disponibilizou tablets e conexão de internet para que os jovens acessassem os conteúdos da empresa e participassem dos eventos on-line. As aulas virtuais foram realizadas com a supervisão de tutores voluntários das concessionárias, que também ajudaram no desenvolvimento dos projetos de fim de curso. Eles passaram por uma banca examinadora composta por executivos de cada empresa local da Aegea que selecionou os nove finalistas.

“É um imenso orgulho pelo segundo ano apoiar jovens sonhadores, oriundos de escolas públicas em diferentes cidades nas quais a companhia opera. Isso reflete o que a empresa pensa e faz quando planeja os próximos 20, 30 anos de concessão em uma determinada região. Estes jovens têm a oportunidade de aprender diretamente com profissionais da Aegea, reforçando nosso entendimento e aproximação junto às comunidades que atendemos. Assim, caminhamos em uma evolução e aprendizado conjuntos,” destacou Radamés Casseb, CEO da Aegea, durante a cerimônia on-line, pois o evento de premiação também se adaptou aos novos tempos e foi transmitido ao vivo pelo YouTube. Todos os participantes receberam diplomas de “Pioneiros da Saúde”. Como reconhecimento, os jovens finalistas ganharam um kit exclusivo com materiais educacionais.

Os projetos vencedores foram: em 1º lugar “Mude os hábitos, mude o mundo”, de Daniella Hanna (Teresina-PI). Ação para conscientizar sobre a reciclagem e o descarte correto de itens de plástico e metal. “Renovando a interação entre as comunidades locais e suas ETEs” ficou em 2º lugar. A autora é Marcela Meireles Leocádio (Manaus-AM). Trabalho de conscientização sobre o funcionamento e a importância de uma estação de tratamento de esgoto. Em 3º lugar: “De óleo no futuro”, das irmãs Rayane e Raynara, de Sinop (MT). A iniciativa busca conscientizar sobre o descarte correto do óleo de cozinha, de modo que não agrida o meio ambiente.

Estudante de Teresina (PI) foi a grande vencedora da etapa nacional

Daniella Hanna, campeã do Programa Pioneiros, promovido pela área de Responsabilidade Social da Águas de Teresina.

Aluna do Ensino Médio na Unidade Escolar Barão de Gurguéia, Daniella Hanna do Nascimento Abreu, 17 anos, desenvolveu um projeto com foco na comunidade Vila Irmã Dulce, zona sul da capital. O propósito é o de envolver a comunidade em oficinas de reciclagem, além de criar um ambiente no qual os moradores passem a ter uma renda a partir desse trabalho e possam preservar mais o meio ambiente. Em Teresina, 18 jovens foram selecionados para participar do Programa Pioneiros.

“Foi uma grande satisfação ganhar o Pioneiros. Nessa jornada eu percebi que, se a gente não correr atrás, não consegue nada. Eu corri atrás com os meus voluntários e hoje o projeto ‘Mude os hábitos, mude o mundo’ é um sucesso. É uma honra iniciar esta jornada do projeto com o nome de uma empresa como a Águas de Teresina”, disse.

Águas de Manaus (AM) amplia premiação com vagas para estudantes

Marcela Meireles Leocádio ficou em segundo lugar e foi premiada pelo diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada.

Moradora do bairro Grande Vitória, na zona leste de Manaus, a estudante amazonense Marcela Meireles Leocádio, de 18 anos, propõe a criação de espaços de uso público no entorno ou dentro das unidades geridas pela Águas de Manaus. Entre reservatórios, elevatórias e estações de tratamento, a concessionária possui mais de 350 espaços distribuídos em bairros da capital. Implantar hortas comunitárias, academias ao ar livre e quadras de esporte são algumas das sugestões feitas por Marcela. A estudante ainda sugere o uso de materiais como garrafas pet e pneus na estrutura dos novos espaços comunitários. Para ela, a educação ambiental também pode ser mais bem trabalhada a partir da integração entre comunidade e empresa.

“Ainda não estou acreditando que fui a primeira colocada em minha cidade e a segunda melhor do Brasil! Isso jamais passou pela minha cabeça. Eu fico muito feliz, afinal, todos os projetos eram muito bons. Quando pensei no projeto, olhei muito para a situação da minha comunidade, que é um lugar carente, sem muitas opções de lazer. Essa é uma necessidade de muitos outros bairros também. Ter espaços públicos simples, para o uso de todos, pode beneficiar a vida de muita gente”, disse a estudante que concluiu o Ensino Médio em 2020 e sonha em cursar Serviço Social. “Vou levar os ensinamentos do Pioneiros para a vida. O programa abriu minha mente e agradeço muito a oportunidade por todo o conhecimento oferecido”, disse.

Outros dois projetos locais foram premiados pela Águas de Manaus: “A importância do saneamento básico na comunidade do Núcleo 15 e os impactos ambientais no igarapé do Goiabinha”, de Luis Mário Silva de Souza e Adrian de Souza da Silva; e “Reutilização do óleo saturado para a fabricação do sabão”, da dupla Ana Beatriz Rodrigues e José Emiliano da Silva Neto. Os autores receberam certificados, prêmios e concorrem a vagas para estágios. Está sendo avaliada a implementação dos projetos. “O pioneiro é um desbravador e eu vejo esse espírito em todos que participaram da etapa em Manaus. É um orgulho participar da evolução dos jovens envolvidos no projeto. A premiação é só o início de uma jornada profissional e todos têm um futuro brilhante pela frente”, destacou o diretor-presidente da concessionária, Thiago Terada.

Gêmeas que representam Águas de Sinop (MT) são destaque

As irmãs Rayane e Raynara ganharam o terceiro lugar.

As estudantes Rayane e Raynara Costa dos Santos, alunas da Escola Estadual Ênio Pipino, em Sinop, conquistaram o terceiro lugar do Projeto Pioneiros. “A ideia do nosso projeto é que o óleo de cozinha seja descartado de forma adequada para que ajude o meio ambiente. O objetivo é mudar o hábito para que as próximas gerações sigam o exemplo, conscientizar o público-alvo sobre o perigo do óleo nas tubulações de esgoto, constatar que o óleo de cozinha pode ser reutilizado e ter uma cidade que se preocupa com o meio ambiente garantindo um futuro melhor”, resumiram Rayane e Raynara, que são irmãs gêmeas. “Parabéns às estudantes Rayane e Raynara. Espero que este prêmio ocupe um lugar de carinho no brilhante caminho que elas ainda têm a trilhar. Conhecimento é poder e abre portas. E as portas da Águas de Sinop e da Aegea estarão sempre abertas para quem busca o aprendizado”, afirmou o diretor-presidente da Águas de Sinop, Eduardo Oliveira.

Pular para o conteúdo