Lições de 2021 fortalecem a empresa para mais crescimento

Auditoria
Texto: Rosiney Bigattão

Todo o trabalho da Diretoria de Auditoria, Riscos e Controles Internos (Darc) começa a partir dos aprendizados do ano passado que, mesmo com as restrições da pandemia, foram enriquecedores e fortaleceram a governança corporativa da empresa.

Tudo o que se quer é alinhar os controles, as ações e mitigar os riscos para que os objetivos estratégicos da empresa sejam atingidos. Sempre com respeito às normas internas e externas que regem o setor. A Darc está pronta para mais crescimento, com maior aprimoramento dos processos.

Otimização dos processos

Durante 2021 a Diretoria de Auditoria, Riscos e Controles Internos (DARC) atuou em diversos projetos, de forma presencial e remota, com ocorrências, processos e sistemas. Foi um ano que resultou em otimização, automação dos processos e de muitos aprendizados.

Um deles foi resultado da maior integração da diretoria com a área de Compliance, o que garante maior fluidez nos trabalhos como um todo, mantendo a independência de atuação de cada uma.

Auditoria Interna

A auditoria interna começou o ano com a implementação de programas e processos que garantiram maior automação e, como consequência, todo o trabalho teve mais fluidez e agilidade. Com as  novas ferramentas, o acesso aos dados também ficou mais ágil, deixou de ser manual e por meio de relatórios de outras áreas, o que garante maior autonomia – um ‘robozinho’ puxa as informações no sistema a partir dos comandos da equipe, sem intervenção manual, o que resulta em maior integridade.

Um outro grande passo foi a auditoria de aspectos regulatórios, que avalia os contratos de concessão e Parceria Pública-Privada (PPP) a partir da regulação, ou seja, olhando com atenção para as questões legais, os prazos estipulados e todas as metas acordadas. A medida traz maior segurança para todos os envolvidos.

No ano que passou a Aegea foi reconhecida como uma das empresas que desenvolveram as melhores ações para representar o orgulho de ser auditor, fruto do trabalho da área de Auditoria Interna.  O Prêmio IIA May é do Instituto dos Auditores Internos do Brasil, que todo ano faz uma campanha para mostrar a importância do trabalho do auditor interno. Como é realizada em maio, ganhou o nome de IIA May.

Riscos e Controles Internos

Para a área de Riscos e Controles Internos o maior destaque foi a atuação por meio do Modelo Operacional Aegea (MOA), uma forma de gestão para todas as unidades da empresa – leia mais a respeito na Matéria de Capa. O time visitou diversas unidades operacionais durante o decorrer do ano

Conhecer os macroprocessos e identificar os principais riscos inerentes ao negócio foi um ponto importante no processo de maturidade da área. Na Prolagos (RJ), Águas de Teresina (PI), Águas Guariroba (MS) e Águas de Manaus (AM) o foco das visitas foi a etapa da água.

O tratamento do esgoto foi o tema avaliado na Águas Guariroba (MS), Águas de Teresina (PI), Ambiental Metrosul (RS), e nas unidades do Espírito Santo: Ambiental Serra, Ambiental Vila Velha e Ambiental Cariacica. As visitas continuam em 2022, com novos macroprocessos abordados.

Frente ao crescimento da Aegea e com o intuito de aumentar o nível de maturidade do sistema, Riscos e Controles Internos está aprimorando seus processos, migrando para sistemas mais ágeis e seguros. Assim, toda a operação é beneficiada.

Um outro ponto de destaque neste sentido é a gestão de documentos normativos. Para aprimorar e atualizar a forma de execução dos serviços, o time de Riscos e Controles Internos realizou treinamentos on-line e presenciais. Este ano o aprimoramento continua, principalmente em relação ao SeSuíte.

Pronta para mais crescimento

Enfim, para fortalecer a governança corporativa a Auditoria Interna em 2021 trilhou dois caminhos, o primeiro foi o de executar um plano de metas previamente traçado. No segundo, os profissionais da área foram preparados para trabalhar dentro das normas e padrões internacionais de auditoria interna, colocando a Aegea toda em outro patamar.

Com os desafios enfrentados no ano passado, as lições aprendidas ajudaram no amadurecimento de toda a gerência de Riscos e Controles Internos. Em 2022, a gerência vai dar continuidade aos projetos atuais, estar mais próximo das unidades, além de atuar com as novas demandas e aprimoramentos dos trabalhos já executados. Leia também a matéria na Revista Aegea.

Pular para o conteúdo