Live sobre Janeiro Branco dá dicas de como manter o equilíbrio

Live sobre Janeiro Branco dá dicas de como manter o equilíbrio
Texto: Rosiney Bigattão

“Como está sendo o seu início de ano? Vivido ou sobrevivido?”, perguntou a psicóloga Tatiana Alves Santos, na abertura de sua participação na live promovida pela Academia Aegea. O evento encerrou as atividades do Janeiro Branco na Aegea.

As perguntas têm tudo a ver com saúde mental, segundo a psicóloga clínica hospitalar do Zenklub, uma plataforma de cuidados online, que inclui terapias, trilhas de conteúdo e outras ações de apoio à saúde e ao bem-estar.

Interação entre todos os papéis

“Precisamos nos lembrar de todos os papéis sociais que a gente representa, além do profissional”, apontou ela, depois de dizer que é mulher preta, mãe solo e produtora. “Esse viés social precisa nos acolher também, interagir com outros papéis, para  nos completar”, disse.

Segundo a psicóloga, a saúde mental é uma conquista diária, tão importante quanto outras atividades.

Rotina de autocuidados o ano inteiro

“É preciso desenvolver uma rotina de autocuidado durante todo o ano, não é em um mês que vamos fazer acontecer tudo. Janeiro é sim o momento de estipular metas, de resoluções, mas elas devem ser colocadas em prática ao longo do ano”, afirmou.

No Brasil, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), cerca de 18,6 milhões de pessoas sofrem de ansiedade. “É uma ansiedade que traz impactos negativos para a vida das pessoas, é patológica. Nem toda ansiedade é assim, mas aquela que nos paralisa, que nos deixa imobilizados diante de tarefas costumeiras, devem ser analisadas”, disse em sua palestra.

“Precisamos estar alertas e buscar ajuda quando a ansiedade se torna patológica”, afirmou.

A Vida Pede Equilíbrio

O tema do Janeiro Branco de 2024, A Vida Pede Equilíbrio, alerta que uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura de saúde mental no mundo. Deve ser a busca de cada um para o bem-estar de todos. Meditação, leituras, ciclos de cuidados diários devem ser incluídos na agenda para a conquista do equilíbrio tão importante para uma vida plena e saudável.

“Eu preciso cuidar de estratégias na dinâmica da vida para equilibrar todas as questões diárias, pois o desequilíbrio pode afetar o meu desempenho, pode impactar negativamente até no aspecto profissional”, disse a psicóloga Tatiana. Segundo ela, a saúde mental é o centro de várias áreas da  nossa vida, como relacionamentos (profissionais, familiares, afetivos, amorosos…) e individual (saúde física, espiritual, financeira, intelectual…).

Algumas dicas apontadas por ela para manter mente sã e vida equilibrada:

  • autocuidado é a palavra-chave
  • terapia
  • exercícios físicos
  • ter um hobby e dedicar tempo para ele
  • ler
  • meditar
  • cuidar de plantas
  • conversar com colegas de trabalho sobre a vida

Para finalizar: faça um planejamento de autocuidados, anote na agenda e coloque em prática todo o ano. Que 2024 seja leve e saudável para todos nós.

Pular para o conteúdo