Cuidados com a saúde mental têm que ir além do janeiro branco

Cuidados com a saúde mental têm que ir além do janeiro branco

Trabalho, família, estudos e todos os outros compromissos que precisamos incluir na rotina diária muitas vezes deixam em segundo plano um dos itens mais importantes da nossa vida: o cuidado com a saúde.

Diante de tantos desafios, se torna ainda mais importante cuidar, principalmente da saúde mental, para evitar distúrbios que poderiam ser evitados com a prática de exercícios diários e uma alimentação equilibrada.

Em 2022, a Aegea dedicou grande parte da Sipat para a saúde mental e agora, em janeiro, foi o tema do mês. Com o tema “Mente sã para uma vida plena”, a campanha divulgou dicas e orientações aos colaboradores.

O Aegea Blog conversou com o médico Flávio Tocci Moreira e traz aqui um pouco mais de informações sobre saúde mental, transtornos como ansiedade e dicas para uma vida mais saudável, confira.

O que é saúde mental?

A saúde mental é a capacidade que cada um de nós tem de sentir, pensar e agir de maneira saudável para aproveitar melhor a vida e lidar com os desafios que enfrentamos.  A partir da pandemia, ficou mais evidente a importância de mantermos uma boa saúde mental.

A diferença entre a saúde mental e os transtornos

O transtorno mental é a presença de algum problema relacionado a comportamento, vivências, rotina, funções psíquicas e cognitivas. A presença de um transtorno mental não impede que as pessoas possam ter saúde mental. 

Geralmente, com o auxílio de profissionais adequados, uma pessoa que apresenta transtornos mentais pode conseguir gerir sua vida, ser produtiva, contribuir com seu ambiente, lidar com o estresse, ter bem-estar e satisfação. Consequentemente, ela pode ter saúde mental.

Transtorno mental não tem idade

Um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), publicado na CNN Brasil em 2022, mostra que 301 milhões de pessoas em todo o mundo viviam com transtornos de ansiedade em 2019, e 280 milhões viviam com transtornos depressivos. 

O estudo ainda destaca que é raro ter depressão antes dos 10 anos de idade. Entre as crianças, os quadros de ansiedade são os que mais prevalecem. Ansiedade e depressão são os transtornos mais comuns para jovens e adultos, e pessoas entre 50 e 69 anos, de ambos os sexos.

Importante que os pais de filhos adolescentes fiquem atentos – uma pesquisa do Hospital Clínic de Barcelona, na Espanha, de 2021, divulgada no Globo.com, concluiu que a maioria dos transtornos aparece aos 14 anos., quando o cérebro passa por importantes mudanças.

Cuidados dos pais com filhos adolescentes

“Os estudos e a prática médica sinalizam que a grande maioria dos casos de transtornos mentais em adultos começa na infância e na adolescência. É na adolescência que os jovens desenvolvem sua personalidade e autonomia. Nesse período, não têm tantas condições para gerenciar os problemas ou pedir ajuda. E justamente por isso, os casos de transtorno mental e falta de bem-estar nessa idade costumam ser delicados, exigindo maior atenção”, lembra o médico Flávio Tocci Moreira.

Como ter uma boa saúde mental

O médico lembra que para a manutenção ou resgate da boa saúde mental, principalmente entre os adultos, que têm condições para perceber os sinais de que algo não vai bem, o autocuidado é fundamental. Isso significa olhar para si com atenção e pode ser feito com hábitos e práticas saudáveis. 

Os cuidados começam com o corpo, incluem o emocional, a carreira, até as finanças, os relacionamentos, e outros. As dicas do Atlas Mental do Einstein são praticar atividades físicas com regularidade para combater estresse, depressão, ansiedade e problemas relacionados.

Deve-se priorizar um bom sono, fundamental para recuperar a energia física e repor a saúde mental. Ter uma alimentação saudável, equilibrada, com alimentos naturais e refeições completas. Cuidar da hidratação. Evitar uso de álcool e tabaco.

Importante também cuidar da vida social, dos relacionamentos, conhecer pessoas, vivenciar novas experiências. Conectar-se com a natureza e com o lado espiritual também são boas práticas que resultam em uma vida mais saudável sob todos os pontos de vista.

Atenção aos sintomas e procure ajuda médica quando necessário

Uma dica bem importante: procurar ajuda médica sempre que necessário, especialmente com psicoterapia, quando emoções e sentimentos negativos forem persistentes. 

Fique atento aos sintomas da ansiedade: inquietação, insônia, tensão muscular, boca seca, irritabilidade, alterações no apetite, transpiração excessiva e dor de cabeça e de estômago.

Fonte: www.einstein.br/atlasmental

Pular para o conteúdo