Manaus é uma das cidades com mais avanço em água tratada em 2022

Manaus é uma das cidades com mais avanço em água tratada em 2022

A diretora-executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto, destacou Manaus como uma das cidades com mais avanços no acesso à água tratada nos últimos três anos. 

O destaque foi feito em artigo publicado no Poder 360, um dos principais do país, ela citou a chegada dos serviços às populações vulneráveis em palafitas, becos e áreas de rip-rap da capital amazonense.  

O Instituto Trata Brasil é uma das referências em estudos sobre o saneamento básico no país, propondo debates sobre o tema há pelo menos 15 anos.

Ampliação dos serviços de esgoto

No artigo, Luana Pretto também comenta a ampliação do esgotamento sanitário na capital, com a queda de 39% no índice de internações por diarreia, conforme dados da Fundação de Vigilância em Saúde. 

A cobertura de esgoto em Manaus cresceu 40% nos últimos anos, e a estimativa é que o serviço esteja universalizado até 2030.

Homenagem pelo trabalho desenvolvido

O avanço no saneamento da cidade fez com que o prefeito David Almeida recebesse, em novembro de 2022, uma placa comemorativa da Águas de Manaus. A cidade foi a capital que mais investiu no setor nas regiões Norte e Nordeste nos últimos anos. Ao todo, mais de R$ 600 milhões foram injetados em serviços de água e esgotamento sanitário.

“No início da gestão, chamamos a empresa e pedimos que antecipassem metas que estavam previstas para 2030, e assim saímos de 16% de cobertura de esgoto, para 26%. Tivemos o maior crescimento dos últimos anos com relação ao esgoto”, afirmou Almeida.

Abastecimento em áreas vulneráveis

O abastecimento de água foi universalizado, principalmente após a chegada da água tratada em locais que não contavam com essa estrutura, como becos, regiões de palafitas e rip-rap. Mais de 150 mil metros de tubulações de água foram implantados, beneficiando mais de 130 mil moradores. 

Áreas recentemente regularizadas, como as comunidades Coliseu, João Paulo 4 e Parque das Tribos também receberam sistemas completos de abastecimento de água. Em relação ao serviço de esgoto, houve um salto de 40% na infraestrutura disponível na cidade. Mais de 500 mil pessoas já contam com o serviço na cidade.

“Hoje, estamos coroando um trabalho realizado nesses dois últimos anos, um avanço significativo, mostrando que esse trabalho está beneficiando muitas comunidades e melhorando os indicadores”, pontuou o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro.

Manaus também se tornou, em 2022, a capital brasileira com o maior volume proporcional de população inserida na Tarifa Social. Com o projeto “Tarifa Manauara”, mais de 112 mil famílias estão protegidas pelo benefício, que garante 50% de desconto nas faturas de água e esgoto.

Mais destaque

O prefeito recebeu, ainda, a premiação da etapa estadual da edição 2022 do Prêmio Band Cidades Excelentes, realizado pelo grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila e apoio da empresa Águas de Manaus, que consagrou Manaus como a grande vencedora deste ano.

A capital amazonense garantiu o primeiro lugar nas categorias: Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Sustentabilidade, além da premiação especial. 

“É uma satisfação muito grande concorrer em sete categorias e vencer em seis, isso mostra que estamos no caminho certo, a prefeitura tem trabalhado para melhorar os seus serviços e, em todas as áreas, nós estamos buscando a excelência, e esse prêmio da Band contempla o trabalho que nós estamos fazendo”, agradeceu o prefeito.

Pular para o conteúdo