Maranhão mais saneado com inauguração da ETE Flores em Timon

ETE Flores em Timon Aegea

“É olhar para um futuro com mais saúde e qualidade de vida quando vemos essas transformações acontecendo no saneamento da nossa cidade. Como timonense eu me preparo para ter orgulho de, em breve, morar naquela que será uma das cidades mais saneadas do Maranhão”.

A afirmação é da líder comunitária do Bairro São Benedito, Diana Araújo. “Diminuir esgoto a céu aberto é uma felicidade”, diz ela, ao constatar os benefícios que a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Flores, está trazendo para a população.

ETE é um marco na cidade

O mais novo marco de desenvolvimento no município foi inaugurado em 5 de julho pela Águas de Timon e Prefeitura Municipal, como parte dos investimentos do programa Timon Saneada 2.

Com a inauguração da ETE Flores, a implantação de 30 km de rede nova, a recuperação de 40 km de rede antiga e a finalização de uma elevatória de esgoto, Timon salta de 3% para 33% de cobertura de esgoto ainda este ano. A meta é oferecer acesso universal ao esgoto tratado até 2026.

ETE Flores em Timon Aegea
Maranhão mais saneado com inauguração da ETE Flores em Timon

Saneamento impulsiona desenvolvimento

“O ritmo de desenvolvimento em Timon, impulsionado pelo avanço no saneamento, será ainda mais crescente nos próximos anos. Enquanto vários municípios brasileiros estão se estruturando para atingir as metas do novo Marco Legal do Saneamento, previstas para 2033, Timon vai alcançar com antecedência, por conta do seu pioneirismo”, destaca Jacy Prado, diretor-presidente da Águas de Timon.

Além de proteger o meio ambiente, o saneamento traz ganhos para a saúde, reduzindo internações hospitalares e consequentes afastamentos da escola e do trabalho. “Em breve, seremos uma das cidades mais saneadas do Maranhão. Isso é muito importante, pois melhora a saúde pública, estimula a economia e gera qualidade de vida”, diz Dinair Veloso, prefeita de Timon, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em parceria com a concessionária.

ETE Flores em Timon Aegea

Cidade saneada

Em uma cidade saneada, as pessoas deixam de ter contato com esgoto a céu aberto, afastam-se de pragas urbanas como ratos e baratas e os dejetos deixam de poluir o solo e os rios. Outra vantagem é a valorização imobiliária, que cresce para imóveis com rede de água e esgoto disponível.

“Nos próximos quatro anos construiremos mais sete módulos de tratamento na ETE Flores, mais 415 km de rede e aproximadamente 33 mil ligações novas de esgoto. Teremos um ritmo intenso de obras na cidade e também de relacionamento e sensibilização junto à população quanto à importância do saneamento na vida como um todo”, reforça o diretor-executivo da concessionária, Fernando Lima.

Tecnologia e eficiência no tratamento

Com capacidade para tratar 45 litros de dejetos por segundo, a ETE Flores conta com moderna tecnologia e eficiência de tratamento de alta performance. Por dia, 3 milhões e 800 mil litros de esgoto deixam de poluir o meio ambiente em Timon, com o início da operação da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Flores. O volume equivale a 7.775 caixas d’água de 500 litros. Os dejetos passam por rígidos processos de tratamento até serem devolvidos ao rio Parnaíba em condições adequadas, conforme determina a legislação ambiental.

Pular para o conteúdo