Meio ambiente bem-tratado com tecnologia e ideias sustentáveis

Bela Vista
Texto: Ude Valentini

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Bela Vista tem participação efetiva na conquista da universalização do saneamento em Piracicaba (SP), que aconteceu em 2014.

33 milhões de litros de esgoto a menos na natureza

A ETE começou a operar em dezembro de 2013, com capacidade para atender aproximadamente 150 mil habitantes, tratando 33 milhões de litros de esgoto por dia. São 33 milhões de litros de esgoto por dia que deixam de ir para a natureza sem tratamento.

Instalada em uma área de 42 mil metros quadrados, a ETE Bela Vista, em conjunto com outras duas já existentes, atende toda a demanda de tratamento de esgoto dos bairros localizados à margem direita do Rio Piracicaba.

Grandes conquistas para o meio ambiente

A ETE Bela Vista opera exclusivamente pelo sistema aeróbio, sem produção do gás sulfídrico (H2S), o que evita emissão de odor. Todas as etapas do tratamento são monitoradas pelo laboratório para análise físico-química e biológica, o que garante maior qualidade ao processo.

Outra grande conquista para Piracicaba na área de meio ambiente é o secador de lodo a luz solar. O lodo, um subproduto do tratamento, era encaminhado a aterros sanitários credenciados. Mas a Mirante conseguiu encontrar uma alternativa mais ecológica para o lodo.

Lodo que fertiliza

Hoje, o secador a luz solar elimina 70% da água e reduz todo o volume em um terço. São 1.200 toneladas por mês de lodo, oriundo de 24 estações de tratamento de esgoto, que eram enviadas a aterros.

Mesmo com esse ótimo resultado, a Mirante queria menos impacto ainda ao meio ambiente e, por meio de uma parceria com a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e a APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), desenvolveu um fertilizante agrícola.

Novas ideias germinam

Ao lado da ETE Bela Vista, novas ideias também germinam com os programas de educação ambiental desenvolvidos no viveiro de plantas instalado ali. Assim, além da eficiência operacional e de novas tecnologias no tratamento de esgoto, a estação conta com a beleza da vegetação de seu entorno.

Árvores e flores dão um colorido especial ao local, além de atrair pássaros das mais diferentes espécies. Tudo isso confere à área um ambiente muito diferente do que se imagina para uma estação de tratamento de esgoto.

Pular para o conteúdo