Menos perdas, mais sustentabilidade

geofonamento

O equipamento de geofonamento é um grande aliado da concessionária Águas de Holambra (SP) na identificação de perdas de água no sistema de abastecimento da cidade.

As tecnologias de pesquisa acústica de vazamentos de água vêm sendo utilizadas pelas unidades da Aegea para reduzir as perdas no sistema.  A empresa tem uma área só para pesquisar e implantar métodos de redução.

Até março de 2020, em quatro anos, a Aegea reduziu as perdas de água em 71 milhões de metros cúbicos. O trabalho, que ajuda a minimizar um grande problema do saneamento no Brasil,  é multidisciplinar e envolve toda a cadeia de produção e distribuição de água.

O método do geofone

Uma das principais características do método do geofone é a identificação de vazamentos não visíveis, ou seja, que não afloram na superfície do solo.

Os vazamentos são identificados pelo som que o vazamento emite e são captados por diferentes equipamentos utilizados pela concessionária. Dessa forma, permitem localizar, com grande precisão, o ponto para a manutenção das redes e ramais.

“Com essa tecnologia, é possível localizar vazamentos no sistema de distribuição que, por estarem por baixo do solo, são de difícil detecção”, diz o coordenador de Operações e Serviços da Águas de Holambra, Alan Pedra.

O resultado é a redução de perdas e a economia de recursos hídricos. A identificação com métodos acústicos é realizada preferencialmente no período noturno, uma vez que o equipamento amplifica ruídos no subsolo.

“Durante a noite, é bem menor a incidência de sons, como de veículos circulando nas ruas e outros normais de uma cidade, que interferem na captação de ruídos no subsolo”, explica o coordenador.

Mais sobre o geofonamento

Para encontrar esses vazamentos, os técnicos que operam os equipamentos utilizam um fone de ouvido de alta sensibilidade que auxilia a identificar o ruído característico que a água emite ao vazar por orifícios na tubulação.

Após uma varredura na área onde há suspeita de vazamento, o sensor do aparelho identifica o ruído emitido pelo vazamento de água em contato com o solo ou pavimento, mostrando o ponto exato do vazamento.

Pular para o conteúdo