Moradores impactados pela cheia do Rio Negro recebem tubulações elevadas

Moradores impactados pela cheia do Rio Negro recebem tubulações elevadas

Manaus é uma cidade rodeada por rios e cortada por igarapés e, com a variação dos níveis das águas – cheia e vazante –, algumas moradias acabam sendo impactadas por estes fenômenos naturais. 

Para diminuir os impactos gerados pela subida das águas característica dessa época do ano, a Águas de Manaus está atuando na elevação das estruturas de tubulação de distribuição de água tratada em áreas vulneráveis.

Quase 1000 metros de tubulações foram regulados em uma estrutura mais elevada. A ação preventiva afasta a possibilidade de que as águas dos rios e igarapés entrem em contato com a rede de distribuição, evitando qualquer tipo de contaminação.

Asseguram ainda que os moradores recebam água dentro dos padrões de qualidade da empresa. A nova estrutura também irá facilitar os serviços de manutenção das equipes da concessionária. Mais de 350 famílias já foram contempladas com o serviço.  

Garantia que famílias continuem recebendo água tratada

“Visitamos estas comunidades e percebemos a necessidade de elevarmos estas estruturas. Com este serviço, garantimos que famílias inteiras continuem recebendo água tratada. Nossas equipes vão em cada beco, cada palafita para entender a necessidade destas pessoas e assegurar saúde e bem-estar para os moradores”, destacou o gerente de Serviços da concessionária, Felipe Poli. 

Dentre as áreas contempladas estão os becos 1º de Maio, Vicente, Jacaré e Teresinha, localizados no Bairro São Jorge, na zona oeste da cidade. O beco Ana Nogueira, no Bairro Educandos, situado no sul da capital, também foi atendido pelo serviço.

A concessionária irá dar continuidade do serviço em outros locais atingidos pela cheia, conforme a necessidade. As elevações são provisórias. Após a vazante, a Águas de Manaus implantará uma nova estrutura nestas regiões.  

Comprometimento

Atualmente, o serviço de abastecimento de água tratada está universalizado na capital amazonense. Todo líquido distribuído passa por um rigoroso controle de qualidade que atende aos padrões definidos pelo Ministério da Saúde. 
Por mês, são realizadas aproximadamente 30 mil análises, que asseguram saúde para os moradores de Manaus. Além disso, famílias que vivem em situação de vulnerabilidade são cadastradas na Tarifa Manaus, que concede desconto de 50% no valor da fatura de água e esgoto, ou no Tarifa 10. Hoje, mais de 128 mil famílias são beneficiadas pelos dois programas.

Pular para o conteúdo