Mudanças climáticas em debate no Sustentabilidade Brasil 2024

Mudanças climáticas em debate no Sustentabilidade Brasil 2024
Texto: Ana Paula Garcia

O Sustentabilidade Brasil é um evento gratuito, focado nas mudanças climáticas, e é um precursor essencial para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, que ocorrerá em 2025, em Belém (PA).

Realizado de 24 a 28 de junho no Espírito Santo, contou com a participação da Aegea na programação com mais de 100 palestrantes e incluiu demonstrações de tecnologias sustentáveis, trilhas de educação ambiental e diversas oficinas.

Ideias sustentáveis em exposição

A área expositiva, chamada de Vitrine Sustentabilidade, também foi ampliada para acomodar empresas, instituições governamentais e não-governamentais, pequenos negócios e startups.

Foram expostos produtos, serviços, programas e projetos voltados para um futuro socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente correto.

Temas em Debate

Os principais temas debatidos no evento foram Agricultura de Baixo Carbono, Conservação e Restauração Florestal, Eficiência Energética, Hidrogênio, Segurança Hídrica, Economia Circular, Finanças Verdes e Inclusão Social.

O documento Pacto pela Sustentabilidade Capixaba, originado das discussões do evento do ano passado, trouxe novos desdobramentos na edição de 2024.

A partir dele, foram estabelecidas estratégias e planos de cooperação interinstitucionais para a execução conjunta de ações alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os ODS.

Água de reúso: inovação aliada à sustentabilidade

Lucilaine Medeiros, diretora-presidente das unidades da Aegea no Espírito Santo, levou para o evento um case sobre água de reúso. “Participar do Sustentabilidade Brasil é uma oportunidade única de compartilhar nossos esforços e inovações em sustentabilidade hídrica”, afirmou.

“Por meio de processos eficientes, conseguimos dar novos usos ao efluente tratado, como irrigação e processos industriais. São práticas sustentáveis que promovem a conscientização sobre a importância da gestão responsável dos recursos hídricos. Garantem também que a água dos corpos hídricos seja direcionada para suprir a falta de água para consumo humano, que ainda atinge mais de 33 milhões de brasileiros”, disse.

Conexão e impacto

O Sustentabilidade Brasil foi considerado um marco na promoção de práticas sustentáveis, conectando pessoas, negócios, poder público, academia e organizações sociais.

“A realização do evento no Espírito Santo reforçou o bom momento do estado no cenário nacional sobre sustentabilidade e meio ambiente”, afirmou Lucilaine.