Novembro Azul: saiba como quebrar preconceitos e se prevenir

Novembro Azul: saiba como quebrar preconceitos e se prevenir

Cada vez mais a saúde é vista de forma integral e a busca por uma vida saudável deve incluir seis pilares fundamentais: a nutrição, atividade física, sono, manejo do estresse, evitar abuso de substâncias como álcool, tabaco ou café e até os cuidados com as relações sociais. 

Equilíbrio entre estes fatores é a chave para uma vida mais plena e saudável. Alguns cuidados preventivos também são  importantes para afastar doenças e o destaque do mês de novembro é a prevenção contra o câncer de próstata. É o mais comum entre os homens.

Dados recentes do Instituto Nacional do Câncer apontam que é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Segundo o Inca, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença.

Prevenção que salva vidas

A principal questão quando se fala em câncer da próstata é a prevenção, já que na fase inicial a doença não apresenta sintomas e, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. 

Por isso, a dica para homens acima dos 45 anos são os cuidados rotineiros e a primeira é vencer o preconceito contra a doença. 

Vencer preconceitos é esforço coletivo

“O caminho para vencer o preconceito em relação ao câncer de próstata é um esforço coletivo que requer educação, diálogo aberto e suporte contínuo. Mudar a percepção pública sobre a doença e seu diagnóstico podem salvar vidas ao encorajar os homens a procurarem diagnóstico e tratamento precoces”, afirma o médico de Trabalho Corporativo da Aegea, Flávio Tocci Moreira.

Segundo ele, o desafio é incluir no dia a dia uma rotina saudável. “Traçar um plano junto ao seu médico com base nos seis pilares para uma vida saudável é um primeiro passo a ser dado rumo à melhoria de vida. O caminho é lento e longo, mas precisa ser iniciado com uma visão de mais bem estar agora e um envelhecimento mais saudável”, afirma.

Novos hábitos: dicas para você não desistir

O médico orienta também como colocar em prática uma nova rotina, como colocar as atividades aos poucos em seu dia a dia. Comece com uma caminhada breve e vá aumentando dia a dia até que se torne mais longa e constante. Procure fazer esportes de sua preferência, com a família e amigos. Vá adicionando alimentos e hábitos saudáveis de forma regular – se precisar, inclua no seu calendário, faça dos objetivos metas a conquistar. 

“O desenvolvimento de novos hábitos envolve um esforço consciente e repetitivo por períodos longos, até que a nova rotina seja uma atividade quase que inconsciente. Infelizmente, a maioria das pessoas desiste nos primeiros esforços. Mas a criação de uma nova rotina é o caminho mais importante para uma maior adesão. O apoio de familiares e amigos também pode influenciar positivamente o comportamento”, diz o doutor Flávio.