O desafio de mudar vidas com um legado de desenvolvimento

Priscila Sonda Aegea

Artigo de Édison Carlos*

O Instituto Aegea está numa nova fase, ainda mais alinhado à liderança de nossa empresa no saneamento privado do Brasil. Com este crescimento, aumenta nosso compromisso, como mestres em brasicidades, de conhecermos cada comunidade onde operamos, com suas complexidades e necessidades que nos desafiam a olharmos para as diferentes realidades tendo essas individualidades como premissa. Contribuir para o avanço do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das cidades e deixar um legado de desenvolvimento onde atuamos é o que nos movimenta, e isso passa necessariamente por oferecer oportunidades, em especial aos jovens que moram nas áreas com as maiores vulnerabilidades.

Oportunidades para os jovens

Reduzir a proporção de jovens sem emprego, educação ou formação é um desafio global da Agenda 2030, evidenciado pelo ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico. Atuando em 154 municípios espalhados pelo Brasil, a Aegea é muito consciente de seu papel como empregadora nos territórios onde está presente, sempre priorizando a formação de seu quadro de trabalho a partir de contratações locais. Por isso, prontamente atendeu ao chamado do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) a fim de atuar pela Inclusão Produtiva Jovem a partir da adesão à iniciativa Um Milhão de Oportunidades. Trata-se da maior articulação pela juventude do Brasil e que reúne Nações Unidas, empresas, sociedade civil e governos visando gerar um milhão de oportunidades, em 2 anos, para formação e acesso ao mundo do trabalho para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade.

Desde 2020, foram criadas 88 vagas de trabalho divulgadas via plataforma 1MiO, inclusive para o nosso Programa de Jovens Aprendizes de 2022, além da abertura do processo seletivo para os participantes do Projeto Pioneiros em 2021. A entrada dos jovens na empresa é o primeiro passo, pois, uma vez parte da Aegea, eles passam a ter acesso a todo o conteúdo da Academia Aegea, inclusive às trilhas específicas para seu desenvolvimento profissional.

No último ano foram oferecidas 175 vagas de Jovens Aprendizes pela companhia e muitos hoje fazem parte do quadro de colaboradores. É o caso da Laryssa Nascimento, da equipe da Prolagos, que participou do Projeto Pioneiros em 2019, foi contratada como Jovem Aprendiz e depois efetivada na equipe de atendimento. E também da Marcela Meireles, da Águas de Manaus, que também participou do Projeto Pioneiros em 2021 e é hoje Jovem Aprendiz na concessionária, aprendendo e se desenvolvendo para integrar o quadro de profissionais do grupo.

Compromisso da Aegea e do Instituto Aegea

Isso mostra que a Aegea e o Instituto Aegea estão comprometidos em promover ações internas e em apoiar projetos capazes de contribuir com a garantia do acesso à educação de qualidade para adolescentes e jovens; com a oferta de oportunidades de trabalho decente, segundo o conceito da Organização Internacional do Trabalho (OIT), com foco nos mais vulneráveis; com a oferta de oportunidades de formação para o desenvolvimento de competências para o protagonismo juvenil; com a ampla inclusão digital; mas também com a erradicação do trabalho infantil, do trabalho escravo, do trabalho precário e da discriminação de qualquer natureza.

É com esse olhar que o Instituto Aegea, por meio de seus programas e projetos, vai além das oportunidades de trabalho nas concessionárias do Grupo Aegea. Dá ênfase e contribui para a formação de centenas de jovens dos 13 estados onde estamos a fim de que estejam mais bem preparados para atuar em qualquer área ou profissão que desejem.

Pensando, por exemplo, no Projeto Pioneiros, desde 2019, mais de 360 jovens tiveram a oportunidade de mergulhar de cabeça no mundo do saneamento básico. A iniciativa, que abre as portas das concessionárias para receber estudantes de escolas públicas de nossos municípios, do norte ao sul do país, proporciona mais que a oportunidade de apresentar aos jovens as diferentes áreas da empresa e conhecer melhor os desafios e benefícios dos serviços de saneamento, ela oferece uma nova perspectiva de vida. Ao participar da experiência, esse jovem expande seus horizontes, conhece novas profissões e aumenta as possibilidades de descobrir sua vocação e em seu desenvolvimento. Nesse contexto, o voluntariado também mostra a sua força, pois é do vínculo entre o nosso colaborador voluntário e o jovem que se consolida a construção dessa nova trajetória. O esforço deste mentor vai além de apoiar tecnicamente o projeto do estudante, ele passa a ser o modelo de profissional no qual o jovem pode se espelhar para a vida.

Tecnologia social nas escolas públicas

Como novidade deste ano, realizaremos em 30 municípios o Empower,  projeto em parceria com a ONG Embaixadores da Educação e que conta com apoio da Academia Aegea. Utiliza tecnologia social para levar capacitação a jovens alunos de escolas públicas. Por meio da prática de resolução de desafios sociais relacionados ao ODS 6 (universalização do acesso da população à água potável e esgotamento sanitário), esses estudantes serão convidados a solucionar problemas das comunidades onde vivem. Milhares de alunos poderão participar desse processo educativo on-line que desenvolverá competências, como autogestão, pensamento crítico, trabalho em equipe, pensamento lógico e mobilização social. De forma simples e prática, receberão uma trilha de conhecimento, que poderá ter o apoio de um voluntário Aegea ajudando na construção desses futuros agentes de transformação de suas comunidades.

Construir com as comunidades um legado de desenvolvimento é nosso compromisso, e esse esforço nos desafia a oferecer cada vez mais oportunidades de trabalho, aprendizado, crescimento e prosperidade. Reconhecer e investir no potencial da juventude será chave para abrir os horizontes desses jovens, das suas famílias e de todas as comunidades.

*Sobre o autor

Édison Carlos é formado em Química pela Escola Superior de Química Oswaldo Cruz e pós-graduado em Comunicação Estratégica. Antes de sua chegada à Aegea, no início de 2022, atuou por mais de 20 anos em áreas ligadas à comunicação e relações institucionais nos setores químico e petroquímico, além das áreas de tratamento de águas e efluentes. No Grupo Solvay foi por muitos anos responsável pelas áreas de comunicação, responsabilidade social e assuntos corporativos da Solvay Indupa (Brasil e Argentina). Em 2012, recebeu o prêmio “Faz diferença” do jornal O Globo na categoria “Revista Amanhã”, que premia quem mais se destacou na área de sustentabilidade em todo o país. Nos últimos 11 anos, Édison foi o presidente-executivo do Instituto Trata Brasil, transformando a entidade na maior referência do país em ações de mobilização para o saneamento básico.

Pular para o conteúdo