O que faz uma empresa ser um lugar incrível para trabalhar

Lugares Incríveis para Trabalhar 2022 Aegea
Texto: colaborativo

Eles são milhares em doze unidades da Aegea e, na pesquisa  FIA Employee Experience (FEEx), feita por meio da premiação da Fundação Instituto de Administração (FIA) e UOL, feita entre cerca de 188 mil trabalhadores brasileiros foram unânimes em dizer: “nossa empresa é o melhor lugar para trabalhar no Brasil”. O selo Lugares Incríveis para Trabalhar avalia critérios como inovação, inclusão e carreira.

Somos incríveis

Todos podem dizer “somos incríveis” em uma só voz, independente se trabalham na Águas de Manaus (AM), Águas de Teresina (PI), Águas Guariroba (MS), Prolagos (RJ), Ambiental MS Pantanal (MS), Ambiental Metrosul (RS), Mirante (SP), Ambiental Serra (ES), Ambiental Vila Velha (ES), Águas de Sinop (MT), Águas de Camboriú (SC), Águas de Ariquemes (RO) ou na Águas de Primavera (MT).

Reconhecimento pelos caminhos escolhidos 

Motivo de orgulho para todos os envolvidos, a classificação das unidades da Aegea como Lugares Incríveis para Trabalhar é também um grande reconhecimento pelo caminho escolhido pela Aegea para a área de Gestão de Pessoas, que inclui a de Recursos Humanos, em cada uma das unidades.

Por isso, a vice-presidente de Gestão de Pessoas da Aegea, Márcia Costa, estende a premiação também às outras unidades da empresa, pois a premiação reconhece os esforços da liderança em construir ambientes de trabalho agradáveis para trabalhar. Trazemos aqui um pouco da história de sucesso em cada um dos doze lugares premiados da Aegea.

Lugares Incríveis para Trabalhar 2022 Aegea

Águas de Ariquemes (RO)

Empresa feita por pessoas para atender pessoas

Começamos nosso tour pelos Lugares Incríveis para Trabalhar na Aegea pela Águas de Ariquemes, que atua desde 2016 na cidade de mesmo nome, em Rondônia. “Cuidar de tanta gente é o que nos torna incríveis” é o mote escolhido para comemorar a premiação. 

“É a terceira vez que uma empresa de saneamento participa de uma pesquisa de clima deste tamanho em Ariquemes. Estar entre as melhores e mais bem posicionadas do Brasil é motivo de reconhecimento e responsabilidade”, diz Vanessa de Andrade, do setor de Recursos Humanos da Águas de Ariquemes.

Para Robson Cunha, diretor-executivo da concessionária, estar entre as melhores para se trabalhar no país reforça que a unidade segue a cultura e diretrizes organizacionais da Aegea e que estão no caminho certo. 

“Somos uma empresa feita por pessoas, que trabalham para melhorar a vida de outras, é fundamental que nossos colaboradores se sintam bem, servindo e fazendo o melhor, e hoje mais uma vez estamos colhendo os resultados positivos. Gratidão em fazer parte de um time com pessoas incríveis”, afirma.

Ambiental Metrosul (RS)

Vestindo a camisa da empresa

De Rondônia, vamos para o Rio Grande do Sul, onde uma unidade com pouco tempo de atuação, implantada durante a pandemia, também foi premiada: a Ambiental Metrosul. A Parceria Pública-Privada da Aegea na Região Metropolitana de Porto Alegre atende a nove municípios nos serviços de esgoto. O prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar é uma nova conquista dos profissionais além da conta, um dos cincos talentos da Ambiental Metrosul e de toda a Aegea.

Comemoraram vestindo uma camisa feita especialmente para a data. “Eles vivenciaram a implantação de empresa em meio a uma pandemia, superaram todos os obstáculos e, no dia a dia, não medem esforços para que a empresa seja, cada vez mais, referência tanto na prestação de serviços de saneamento à população, quanto no cuidado e no atendimento àqueles que no dia a dia fazem acontecer”, afirma o diretor-presidente da Ambiental Metrosul, Angelo Augusto Mendes.

“Esta é a primeira vez que a Metrosul participa da premiação realizada pela FIA e UOL e tornou-se um Lugar Incrível para Trabalhar no Brasil porque tem um time incrível, que joga junto e veste sua a camiseta. Construímos um ambiente de trabalho agradável, que favorece a formação de equipes mais unidas, de uma atmosfera de trabalho harmoniosa e de uma empresa produtiva campeã. Orgulho de nossas pessoas!”, acrescentou o diretor-presidente da PPP. 

Águas de Primavera (MT)

Faz parte da nossa natureza cuidar do nosso time

Dos pampas gaúchos partimos rumo aos campos de soja de Mato Grosso, onde a Águas de Primavera continua investindo no desenvolvimento de seus colaboradores no intuito de alavancar carreiras. “O cuidado com cada colaborador foi essencial para obter a premiação. Faz parte da nossa cultura incentivar e valorizar as ações das equipes, por isso, investimos no crescimento pessoal e profissional. Com a vontade de fazer sempre melhor, o prêmio mostra que estamos no caminho certo”, avalia a representante de Recursos Humanos da unidade, Juliana Andrade.

“A empresa tem em seus valores um cuidado muito grande com as pessoas. Este é o reflexo da política de Gestão de Pessoas da Aegea que incorporamos diariamente para proporcionar um ambiente de trabalho estruturado, dinâmico, acolhedor e que garante o bem-estar de todos. Buscamos aprender e a evoluir constantemente para manter o nosso time unido e engajado”, pontua o diretor-executivo da Águas de Primavera, Marcos Antunes. 

“Fico feliz em fazer parte da história da concessionária, que me acolheu e manteve seu compromisso com todos os colaboradores. É uma empresa séria, que está em busca de inovação, tecnologia, sustentabilidade e que dá oportunidades de crescimento e assegura a satisfação da sua equipe, acreditando no potencial de cada um. Isso me motiva cada vez mais a fazer a diferença e buscar o melhor para o desempenho do meu trabalho”, afirma a analista administrativo da Águas de Primavera, Shara Nascimento.

Águas de Sinop (MT)

Profissionais além da conta e DNA da Aegea

No mesmo estado de Mato Grosso, conhecemos outra unidade da Aegea, incluída pela terceira vez entre os Lugares Incríveis para Trabalhar: a Águas de Sinop. Com a missão de universalizar os serviços de água e esgoto no município, a empresa investe em tecnologia, processos de gestão e equipes qualificadas. A ideia é que ter as pessoas no centro da estratégia ajuda a fortalecer a cultura organizacional.

“Atuamos com reputação impecável, graças aos nossos profissionais além da conta. Exercer um trabalho essencial para a vida das pessoas é motivo de orgulho para nossos colaboradores e, por isso, definimos internamente que nossos talentos são considerados traços da nossa cultura”, afirma André Bicca, diretor-presidente da Águas de Sinop.

“Adotamos um modelo exemplar de desenvolvimento para as nossas lideranças e suas equipes, pois acreditamos que gerir pessoas é mais do que acompanhar os resultados, é potencializar os talentos individuais e coletivos para alcançar o resultado planejado. Em nosso DNA, temos esse jeito inigualável de atuar e de cuidar das pessoas que recebem nosso serviço, nossa atuação é pautada pelo respeito à sociedade, ao meio ambiente e aos princípios éticos”, diz Leonardo Menna, diretor-executivo da Águas de Sinop.

Águas de Camboriú (SC)

Satisfação também entre os colaboradores da Aegea em Santa Catarina

Nosso destino agora na viagem pelos Lugares Incríveis para Trabalhar no Brasil é em uma das regiões mais bonitas do Brasil, onde está a Águas de Camboriú (SC), que reúne também, na premiação, as concessionárias da Aegea em Penha, Bombinhas e São Francisco do Sul. As unidades são responsáveis pelos serviços de água e esgoto nas quatro cidades.

A pesquisa Fundação Instituto de Administração (FIA) e UOL indica satisfação entre os mais de 200 colaboradores. A grande maioria afirmou na pesquisa que são tratados com respeito e justiça, sem discriminação. Também afirmaram que reconhecem a importância dos serviços prestados pela empresa (95%) e gostam do trabalho (92%).

“Nossos colaboradores reconheceram ainda os benefícios oferecidos pela empresa, muito bem considerados para atender as necessidades do nosso time. Continuaremos trabalhando para construir um ambiente de excelência e nos tornarmos cada dia uma empresa melhor para se trabalhar”, afirma Reginalva Mureb, diretora-presidente das unidades da Aegea em SC. 

Prolagos (RJ)

A quinta melhor do Brasil para se trabalhar 

Seguimos pelo litoral até chegar na Região dos Lagos (RJ), nos cinco municípios atendidos pela Prolagos, a segunda melhor do setor de saneamento e a quinta no ranking geral para se trabalhar. A empresa saltou 30 posições em relação ao ano passado. “O resultado reforça nosso compromisso em desenvolvermos uma atmosfera de trabalho amistosa e produtiva, sempre nos preocupando com o bem-estar e desenvolvimento dos colaboradores”, explica o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.

O supervisor operacional, Dinomar Mendes, mais conhecido como ‘Mazinho’, sabe bem como é esse cuidado. Na empresa desde o início da concessão, ele passou por diversas conquistas nesse período, como o nascimento dos filhos, promoções de cargo e a conclusão do curso universitário. “Eu fui conquistando o meu espaço, comecei como operador de elevatória e hoje sou supervisor. Todos os dias, me coloco no lugar das outras pessoas e é isso que ensino para a minha equipe, para que possamos solucionar as demandas, o mais rápido e com a maior eficiência possível”, pontua.  

“Acreditamos no potencial dos nossos colaboradores e investimos em um Plano de Desenvolvimento de Pessoas, formando futuros líderes que podem se tornar gestores tanto aqui na Prolagos, quanto em outras concessionárias da Aegea, como já acontece”, afirma o diretor-executivo José Carlos Almeida.

Águas de Manaus (AM)

Satisfação que se reflete no dia a dia dos manauaras

Estamos agora no coração da Amazônia. Presente do dia a dia dos manauaras há quatro anos, a Águas de Manaus foi reconhecida pela terceira vez como um local que inspira e deixam seus profissionais mais satisfeitos e engajados, refletindo diretamente nos serviços prestados à população.

“O reconhecimento nacional mostra a nossa preocupação com nossos profissionais. Estamos 24 horas por dia com equipes competentes e que buscam o atendimento com foco nas necessidades da população e na integração entre setores”, destaca o diretor-presidente Thiago Terada.

Essa é a terceira aparição consecutiva da Águas de Manaus no ranking das melhores empresas para se trabalhar no Brasil feito pela FIA e UOL. A diretoria da concessionária aponta os resultados positivos rumo às metas de universalização estipuladas pelo Marco Legal do Saneamento. 

“Atuamos sempre de forma a ouvir colaboradores e colaboradoras, com o intuito de criar um ambiente seguro e que fomente as qualidades de todos e de todas. Ter uma empresa diversa é refletir a sociedade para a qual atuamos”, afirma o diretor-executivo da Águas de Manaus, Diego Dal Magro.

Águas de Teresina (PI)

Embaixadores da saúde e agentes da dignidade do Piauí

Seguimos pela Floresta Amazônica para chegar à capital do Piauí para saber porque a Águas de Teresina é um lugar incrível para trabalhar, também pela terceira vez. Quem responde é a engenheira Maria Gabrielle Fernandes, supervisora do Tratamento de Esgoto. Na empresa desde 2017, o início da concessão, destaca-se como liderança feminina que estimula a troca de conhecimento entre a equipe, incentiva a inovação e atua com flexibilidade.

“Como cidadã teresinense é gratificante ver toda a mudança, principalmente, no que se refere ao desenvolvimento do tratamento de esgoto da cidade. Como Operação é satisfatório saber que as pessoas confiam na nossa capacidade técnica. É isso que eu passo para o meu time: o quanto é importante o trabalho deles, porque a gente é embaixador de saúde e agente da dignidade, que leva qualidade de vida para o teresinense”, destaca.

A motivação dos colaboradores ajuda a transformar o saneamento e impactar vidas. “Trabalhar na Águas de Teresina é um grande privilégio pela qualidade dos serviços prestados, pela valorização das pessoas, além da integração e da cooperação mútua dos colaboradores. É uma grande missão levar saúde e qualidade de vida para as pessoas, isso é o que torna o lugar incrível para trabalhar”, afirma a advogada  Amanda Magno, analista jurídico.

“Saber que temos um time engajado é um motivo de orgulho para todos nós. É um reconhecimento do fruto do trabalho de cada pessoa, que transcende na prestação de serviços essenciais à população. Nosso objetivo é se tornar referência em saneamento na região Nordeste. Isso só é possível com o engajamento de toda a nossa equipe”, declara Jacy Prado, diretor-presidente da Águas de Teresina. 

Ambiental Serra (ES)

Estar próximos e conectados para entender as diferentes realidades

Do Nordeste direto ao Sudeste, mais precisamente no Espírito Santo, onde estão as unidades da Aegea consideradas lugares incríveis. Elas já levaram rede de esgoto para a porta das casas de cerca de um milhão de pessoas por meio de Parcerias Público-Privadas com a Cesan, a Companhia Espírito Santense de Saneamento.

Para movimentar os serviços de coleta e tratamento de esgoto, as unidades da empresa contam com um time de 270 colaboradores. A atuação que fez dos locais onde trabalham Lugares Incríveis para Trabalhar ajudou na redução de doenças, aumentou a geração de empregos e qualidade de vida, valorizou os imóveis e turismo nas três cidades capixabas atendidas pelas unidades da Aegea nas cidades da Serra, em Vila Velha e em Cariacica.

As unidades Ambiental Serra, Ambiental Vila Velha e Ambiental Cariacica têm as certificações ISO 9001 para Sistemas de Gestão da Qualidade, ISO 14001 para Sistemas de Gestão Ambiental e OHSAS 45001 para Sistemas de Saúde e Segurança do Trabalho pelas atividades de Operação e Manutenção de todo o sistema. 

“Trabalhamos para que a empresa seja um local onde as pessoas se sintam bem, acolhidas, e realmente façam parte de um todo. Procuramos estar sempre próximos e conectados para entender as diversas realidades existentes e melhorar continuamente, ao que chamamos na Aegea de brasicidades”, diz o diretor-executivo das unidades da Aegea no Espírito Santo, Valdir Junior. 

“Essa integração de pessoas se dá essencialmente pelos inúmeros projetos e programas que temos, que impactam não somente na vida de quem trabalha conosco como as famílias e as comunidades”, completa o diretor-presidente das unidades da Aegea no Espírito Santo, Justino Brunelli.

Lugares Incríveis para Trabalhar 2022 Aegea

Mirante (SP)

Reconhecidos pelo senso de pertencimento

Das serras do Espírito Santo partimos para Piracicaba, no interior de São Paulo, um exemplo de cidade onde a parceria entre o poder público e a empresa privada acelerou os investimentos e universalizou a coleta e o tratamento de esgoto. Por tudo isto, a Mirante, PPP da Aegea e Semae, já é bem conhecida nos rankings de saneamento. Pelo segundo ano consecutivo, é considerada um dos Lugares Incríveis para Trabalhar.

“O time conta com diversos talentos, que constroem o ambiente de pertencimento, de colaboração e de serviço. Somos embaixadores da saúde, trabalhando em prol do bem-estar e da qualidade de vida da população piracicabana, além de termos a preservação ambiental como parte da nossa essência, pois nossa natureza movimenta a vida”, afirma a diretora-presidente da Mirante, Silvia Leticia Tesseroli. 

Para o diretor-executivo Luiz Henrique Nobrega, quando o colaborador sente que é um elo importante da engrenagem que movimenta a empresa, ele passa a executar o seu melhor, trazendo um ambiente mais produtivo, com soluções inteligentes e de muita satisfação por aquilo que ele produz. “Ttudo isto nos enche de orgulho pois vai além do saneamento, é social, é dignidade, saúde e qualidade de vida para as pessoas”, finaliza Luiz.

Águas Guariroba e MS Pantanal (MS)

Melhor empresa de saneamento para se trabalhar e celeiro de talentos

Voltamos ao Centro-Oeste para saber mais sobre o prêmio falando com o time mais novo entre os premiados, o da Ambiental MS Pantanal. Ele trabalha na mesma sede da melhor empresa de saneamento para se trabalhar no Brasil pela terceira vez consecutiva: a Águas Guariroba, em Mato Grosso do Sul. É também a mais incrível em carreira, que destaca a percepção de crescimento e desenvolvimento profissional por parte dos colaboradores.

Vale lembrar que a concessionária concorreu com mais 418 empresas de todo o Brasil que passaram pela pesquisa de clima organizacional respondida por seus colaboradores. As perguntas eram sobre a atuação do CEO e a satisfação dos funcionários com os serviços de Recursos Humanos.

Celeiro de talentos

“Um dos pilares que norteiam as relações entre a Águas Guariroba e seus colaboradores é a inclusão, o respeito e a democratização das oportunidades de crescimento. Cultivamos e apoiamos o desenvolvimento profissional e pessoal de cada colaborador para ao fim sermos, sem falsa modéstia, um celeiro de talentos” destaca Themis de Oliveira, diretor-presidente da Águas Guariroba.

Para a coordenadora de gestão de pessoas da Águas Guariroba, Eleine da Rocha Barbosa, a percepção de futuro, de construir uma carreira dentro empresa, vem do clima desenvolvido para o trabalho. “As pessoas querem compartilhar histórias e lugares sobre onde se sentem acolhidas e felizes. Eu vejo que a empresa investe muito no desenvolvimento das pessoas, em promover um clima agradável de trabalho, ter liberdade de se expressar e crescer profissionalmente. O conjunto da obra gera essa energia boa e esse movimento de sempre estar dando boas referências da empresa”, destaca.

Colaborador quer crescer junto com a empresa

“Falar em carreira é lembrar dos colaboradores que acompanham a empresa e hoje alcançaram posições de liderança na Águas Guariroba. Se a concessionária hoje é reconhecida pelo quesito de carreira, é porque cada colaborador enxerga este potencial de crescimento dentro da empresa”, afirma Gabriel Buim, diretor-executivo da Águas Guariroba.

Um dos destaques da concessionária está na gestão de um plano de carreira estruturado baseado em trilhas de desenvolvimento, considerados pilares a serem seguidos na trajetória profissional, desde cargos de entrada até a alta liderança, como explica a gerente de Gestão de Pessoas da Aegea, Caroline Pardo Moura. 

“Valorizamos e respeitamos muito as trilhas desejadas, com a qual o colaborador se identifica mais, e é onde observamos transições de carreira. Temos ciclos de feedback que nos proporcionam ferramentas para identificar essas necessidades, tanto da companhia, quanto do colaborador”, explica.

Pular para o conteúdo