Obra de esgoto melhora a proteção ambiental de praia da Região dos Lagos

Obra de implantação

Na Praia do Peró, em Cabo Frio (RJ), as barracas montadas na areia, o mar de água cristalina e o sol a pino formam um verdadeiro convite para os banhistas. Todos esses atrativos naturais, aliados à qualidade ambiental da enseada, garantiram um diferencial ao local: o Selo Bandeira Azul.

A orla é a única no interior do estado do Rio de Janeiro com a bandeira hasteada. A manutenção da certificação foi possível graças à implantação de cerca de 530 metros de rede coletora, formando um cinturão de captação de esgotos no entorno da praia.

Além da implantação da tubulação, a Prolagos (RJ) também finalizou a construção de caixas de gordura individualizada para cada quiosque, que ficará responsável pela limpeza periódica.

Critérios ecológicos do selo

Em todo o Brasil, somente 28 locais possuem a certificação ecológica, sendo seis marinas e 22 praias. Apenas quatro delas são do estado do Rio de Janeiro. O selo avalia critérios com foco em gestão e educação ambiental, serviços, segurança, turismo sustentável, responsabilidade social e a qualidade da água.

Adequação dos quiosques da praia

Para garantir que os critérios ecológicos sejam cumpridos e o efluente tenha a destinação correta, os responsáveis pelos quiosques devem adequar o sistema interno e fazer a ligação no ponto disponibilizado pela concessionária em frente a cada comércio.

“A obra foi muito bem elaborada e trará muitos benefícios, reduzindo o acúmulo de esgoto na rede de drenagem, com uma tubulação própria e causando menos riscos ao meio ambiente”, ressalta o presidente da Associação dos Quiosqueiros do Peró, Luciano Caetano.

Demanda antiga

A construção de rede coletora de esgoto é uma demanda antiga dos moradores que se estenderá por todo o bairro e em outras localidades de Cabo Frio nos próximos cinco anos, quando serão implantados cerca de 135 quilômetros de redes separativas.

“É satisfatório ver que o saneamento contribui para a manutenção da Bandeira Azul, assim como reflete diretamente no desenvolvimento dos municípios, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, valorizando os imóveis e impulsionando o crescimento econômico das cidades”, pontua Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.

Pular para o conteúdo