Investimentos em esgoto tornam praia da Região dos Lagos ainda mais azul

praia da Região dos Lagos
Texto: Janaína Novellino e Rosiney Bigattão

Ao chegar em uma praia e avistar uma bandeira azul, pode mergulhar com toda a segurança do mundo. Na verdade, ela representa um selo, o Bandeira Azul, um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo que seguem as regras de preservação.

O selo é uma certificação internacional para quem atende aos critérios com foco em gestão e educação ambientais, qualidade da água, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social. Tudo isso deve ser comprovado anualmente para a manutenção do selo Bandeira Azul.

Maior premiação global

Por tudo isso, receber a Bandeira Azul é conquistar a maior premiação global dedicada à gestão ambiental. Uma conquista que é fruto também dos investimentos feitos pela Prolagos (RJ) no saneamento de toda a Região dos Lagos, onde a praia está localizada.

Em um dos bairros mais charmosos de Cabo Frio, a Praia do Peró integra as áreas de preservação do Parque Estadual da Costa do Sol e da Ambiental Pau Brasil. Agora, ela vai receber cerca de 530 metros de rede coletora e aumentar ainda mais a qualidade da preservação ambiental.

Obra vai garantir manutenção do selo

A obra é fundamental para a manutenção do selo. Em todo o Brasil, somente 28 locais possuem a certificação ecológica, sendo seis marinas e 22 praias. Apenas quatro delas são do Estado do Rio de Janeiro. A Praia do Peró é a única fora da capital do estado a ser contemplada. 

Em parte, o selo é resultado da preocupação que a Prolagos tem em zelar pelo patrimônio ambiental. Estudos mostram que os serviços de saneamento são essenciais para a preservação do meio ambiente, e consequentemente, impulsionam o turismo, uma das principais atividades econômicas locais.

Descarte adequado de esgoto melhora qualidade da praia

“Um dos critérios da certificação é o descarte adequado de esgoto, que era feito periodicamente com o auxílio de um caminhão. Esta nova obra vai melhorar muito a qualidade ambiental da área, extinguindo o risco de vazamento e com uma melhor limpeza dos quiosques”, afirma Paloma Arias, coordenadora nacional do programa Bandeira Azul.  

A construção da rede coletora de esgoto na orla é o início do que irá acontecer em todo o bairro nos próximos cinco anos, quando serão implantados cerca de 135 quilômetros de redes separativas de esgoto em Cabo Frio. Além do Peró, outros bairros serão beneficiados nesta fase.

O projeto prevê ainda a construção de 11 estações elevatórias e 7,72 km de linha de recalque, que serão responsáveis por bombear o efluente até a estação de tratamento. Outras melhorias estão sendo feitas – para saber mais, leia matéria na Revista Aegea.

Mais sobre o selo Bandeira Azul

A certificação Bandeira Azul foi hasteada na Praia do Peró pela primeira vez em 2019. Emitida pela Fundação para a Educação Ambiental, organização internacional com sede na Dinamarca, ela premia os melhores exemplos ao redor do mundo na gestão ambiental de marinas, praias e embarcações de turismo. Quatro aspectos são avaliados pelo júri internacional: educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e segurança. Na temporada 2021, outras duas praias do estado do Rio receberam o selo Bandeira Azul: Prainha e Praia da Reserva.

Pular para o conteúdo