Uma história inspiradora. Assim é a trajetória de Aline Póvoas, diretora-executiva da Prolagos (RJ), que começou a trabalhar como estagiária em 2008, logo depois de se formar em administração e contabilidade. Em seu primeiro emprego, entre tantos engenheiros e técnicos ligados ao saneamento, teve que estudar muito sobre aquele novo mundo que a encantava.
Dois anos depois, com a criação da Aegea, o desafio se tornou maior ainda. Mas, para ela, eram novas oportunidades de crescimento. “Na época, só existiam a Prolagos (RJ) e a Águas Guariroba(MS). A Equipav decidiu investir no setor e acompanhei esse nascimento de perto”, relembra.
Passou pelas áreas de planejamento, comercial, administrativa e regulatória. “Sempre fui braço direito da diretoria e participei das decisões estratégicas. Em 2020, com a pandemia, fui para a Regional, depois para a Águas do Rio e, agora, em 2025, tive a alegria de voltar à Prolagos, já como diretora-executiva”.
Empresa que coloca as pessoas em primeiro lugar
Para Aline, o crescimento da Aegea ao longo desses 15 anos foi impulsionado pelo destaque dado pela empresa às pessoas. “São elas que constroem essa história com dedicação, paixão e senso de pertencimento. Eu sou a demonstração de como a empresa valoriza os colaboradores e incentiva que eles se desenvolvam com ela”, conta.
Em seu currículo, já são dois MBAs. Os dois foram feitos na FGV, a Fundação Getulio Vargas, com bolsas de estudo – o primeiro foi por meio da Prolagos e o segundo por intermédio da Academia Aegea. Aos 37 anos, quer continuar evoluindo e se aperfeiçoando cada vez mais.
“A Aegea ter se tornado referência no setor de saneamento em 15 anos foi possível porque tem colaboradores comprometidos, com brilho nos olhos. Aqui, as pessoas têm senso de dono, vestem a camisa de verdade, querem levar os melhores serviços para os moradores que atendem e isso faz a diferença. Minha vida pessoal e profissional se misturam com a da empresa. Casei, tive dois filhos, aprendi e me especializei. Tenho muito orgulho dessa história”, completa.
Momento marcante: a recuperação da Lagoa de Araruama
Para Aline, a Prolagos e as outras unidades da Aegea não são apenas empresas de infraestrutura, vão além dos serviços de saneamento para levar transformações nas vidas dos moradores em todos os lugares onde chegam.“Somos parte da vida das pessoas. Levamos saúde, dignidade e desenvolvimento econômico. Não dá para viver sem água na torneira e sem coleta e tratamento de esgoto. Estamos em todos os fóruns, ouvimos e buscamos soluções em conjunto. Isso faz a diferença”, afirma.
Conta também que um dos momentos que mais a marcaram sua trajetória foi a recuperação da Lagoa de Araruama. “Quando eu tinha dez anos, me lembro do cheiro ruim que vinha da lagoa e tínhamos que fechar os vidros do carro. Agora, tenho orgulho do que vejo quando passo por ali, pois a mudança é visível e nesta recuperação tem um pouco do meu trabalho também”, afirma.
“A Prolagos investiu muito para proteger a lagoa e mudar a realidade ambiental da região. O resultado foi a recuperação da qualidade da água e, com ela, a volta dos peixes, inclusive de cavalos-marinho, e do resgate de todo o potencial que a Lagoa de Araruama tem. Esse case de sucesso foi levado também para a Águas do Rio, onde tem servido de inspiração que está sendo feito na Baía de Guanabara e na recuperação das praias cariocas”.
Novos projetos
Outro destaque é o projeto social voltado aos pescadores locais durante o defeso. “Criamos uma bolsa de sucesso ambiental, que garante apoio financeiro nesse período em que eles não podem pescar. É uma forma de estar presente e apoiar quem vive da lagoa”, finalizou Aline. Agora, o sonho é continuar evoluindo ainda mais. “As cidades estão crescendo, é preciso ampliar ainda mais a rede de coleta e tratamento de esgoto. Estou envolvida na busca por mais recursos para continuar essa evolução”, finaliza.