Porque beber água é importante para a saúde?

Meninas bebendo água

Você provavelmente sabe que beber água é bom para a saúde, mas sabe por quê? Muitos processos corporais dependem dela para funcionar corretamente.

Precisamos de água para digerir os alimentos, absorver os nutrientes, regular a temperatura do corpo e eliminar toxinas. Ela é essencial ainda para a higiene que, por sua vez, ajuda na prevenção de doenças.

Outros benefícios da água

Consumir água com mais frequência tem ainda muitos outros benefícios, como evitar doenças e melhorar os desempenhos físico e mental. Ela também ajuda a perder peso, melhora a pele, estimula o cérebro e mantém os rins saudáveis.

Estudos mostram ainda que os benefícios da água vão além de melhorar a nossa saúde. Podem nos ajudar a viver mais, pois uma água de qualidade tem oligoelementos, substâncias essenciais para o funcionamento das células.

De acordo com o gestor de Operações da Águas de Penha, Gabriel Fasola, é fundamental que a água consumida seja tratada e de fontes confiáveis. Água que desce da encosta de morros, por exemplo, pode trazer doenças, mesmo quando é transparente e, muitas vezes, parecer boa para o consumo.

Qualidade controlada em todas as etapas

“Para ter a garantia de que a água é potável, são necessárias análises que atestem a qualidade e que atendam a todas as normas vigentes”, observa. E são muitas. Nas concessionárias da Aegea, a água passa por um controle rigoroso desde a captação até a distribuição final.

Quantidade ideal para cada um

Quando a quantidade de água do nosso organismo fica baixa, podemos apresentar um quadro de desidratação. Alguns de seus sintomas são fraqueza, aceleração do coração e ressecamento da pele, deixando a pessoa debilitada.

Crianças, idosos e pessoas que tenham dificuldade para se hidratar sozinhas devem ter ajuda e atenção especial. Cada pessoa tem necessidades específicas de hidratação mas, segundo especialistas, a recomendação geral é a de cerca de três litros por dia para os homens e até dois litros diários para as mulheres.

Pular para o conteúdo