Projeto mistura esporte e sustentabilidade no Pará e no Amazonas

Projeto mistura esporte e sustentabilidade no Pará e no Amazonas

A Águas de São Francisco, em Barcarena, no Pará, e a Águas de Manaus (AM), movimentaram a vida de alunos da Rede Pública de Ensino com um projeto transformador. Um festival realizado no final de novembro nas duas cidades marcou o encerramento das atividades de 2022.

O Desvendar Esporte alia prática esportiva com sustentabilidade. Em Barcarena, com o apoio da Águas de São Francisco, 140 estudantes participaram. Em Manaus, a concessionária da Aegea ajudou cerca de 330 alunos a terem acesso ao projeto que é realizado pelo Instituto Incentivar.  

Aprendizados esportivos e sustentáveis

Idealizado e produzido pelo Instituto Incentivar, com apoio das prefeituras e das concessionárias, o projeto teve quatro escolas participantes em Barcarena. Em Manaus, foram seis.

As escolas estiveram no evento representadas por verdadeiros atletas que colocaram em prática tudo que aprenderam no decorrer do ano. As atividades foram realizadas em sistema de rodízio para que todos tivessem a oportunidade de mostrar o que aprenderam nas diversas modalidades.

Aprendizado para a vida

Além dos aprendizados práticos em atletismo, os alunos mostraram no encerramento das atividades os materiais produzidos por eles próprios nas aulas, como um incentivo à sustentabilidade. “Eu quero levar tudo que aprendi para minha vida e ensinar aos meus familiares. Foram momentos muito divertidos, mas também de muito esforço”, disse o estudante do 8º ano de Manaus, Lucas Vasconcelos.

“Foi gratificante ver o quanto os alunos se desenvolveram, não apenas no âmbito esportivo, mas na consciência sustentável. Eles apresentaram grandes habilidades na modalidade e aprenderam, durante o projeto, a importância da reciclagem e do reuso de materiais, podendo incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo”, disse o coordenador do projeto, Luiz Marcelo Ribeiro da Luz.

“Ficamos muito felizes em encerrar hoje este projeto que estimula a prática de esportes e também uma consciência ambiental. Para nós é muito gratificante patrocinar um evento que irá estimular estes jovens positivamente. Vivemos em uma cidade cercada por água e saber como utilizá-la corretamente é priorizar a vida”, destacou o gerente de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, Semy Ferraz.

Mais sobre o Desvendar 

Nos últimos 12 meses, estudantes com idade entre dez e 14 anos das escolas municipais José Humberto, Aloysio Chaves, Nossa Senhora da Conceição e Noronha de Barros passaram por uma série de atividades de atletismo, nas quais aprenderam sobre a modalidade e sobre a importância da sustentabilidade, criando acessórios esportivos a partir de reciclagem.

Foram diversas etapas durante o projeto, desde o primeiro contato até as atividades práticas, nas quais os alunos foram estimulados, de maneira orientada, a organizarem equipes, formatos, regras e materiais, construindo o processo junto aos professores, e não passivamente.

A ideia surgiu da missão do Instituto Incentivar de desenvolver o esporte educacional por meio de processos de impacto, atendendo demandas sociais e de sustentabilidade dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

Pular para o conteúdo