Prolagos avança em obra no Canal do Mossoró com tecnologia de menor impacto

Prolagos avança em obra no Canal do Mossoró com tecnologia de menor impacto
Texto: Jeferson Marques

As obras de ampliação do cinturão coletor de esgoto no Canal do Mossoró, em São Pedro da Aldeia, seguem avançando.

A Prolagos (RJ) concluiu uma nova etapa com a implantação de  rede de bombeamento utilizando o Método Não Destrutivo (MND), uma tecnologia que permite a instalação de tubulações subterrâneas sem a necessidade de grandes escavações, reduzindo os impactos para o trânsito, o comércio local e a rotina dos moradores.

Obra estratégica para a proteção da Lagoa de Araruama

As frentes de trabalho atuaram parcialmente no período noturno para minimizar os riscos de transtornos. A ampliação do cinturão no Canal do Mossoró é considerada estratégica para a proteção da Lagoa de Araruama e interceptar o esgoto que anteriormente era lançado no canal, garantindo que esse material seja corretamente encaminhado ao sistema de tratamento.

“Com o uso do Método Não Destrutivo, conseguimos executar a obra com mais agilidade e segurança, especialmente em áreas com infraestrutura urbana já consolidada. Além de reduzir o impacto no dia a dia da população, ganhamos eficiência técnica e operacional”, explica Marcos Vinicius Araújo, gerente de Engenharia da Prolagos.

Aprimoramento do sistema de esgoto

Com a conclusão desta etapa da obra serão implantados os poços de visita (PVs), que são os locais utilizados para a vistoria e manutenção da rede. Além disso, será feita a instalação de parte da tubulação e montagem de conjuntos de equipamentos elétricos de bombeamento, painel de proteção e controle automatizado da operação da rede.

Todo o esgoto coletado por mais este trecho do cinturão será direcionado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Pedro da Aldeia, que recentemente passou por um processo de ampliação e modernização. O investimento no cinturão coletor faz parte dos R$ 450 milhões destinados pela Prolagos para o aprimoramento do sistema de esgoto nos cinco municípios da área de concessão.