Prolagos reforça abastecimento de água para a alta temporada

Prolagos reforça abastecimento de água para a alta temporada

O verão chegou e com ele, aumenta o fluxo de turistas nas cidades da Região dos Lagos (RJ). A expectativa é que cerca de 1,5 milhão de pessoas curtam o início do ano nos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. 

Com a possibilidade de cidades cheias, assim como acontece com os demais serviços, aumenta a demanda por água. Para garantir o abastecimento, a Prolagos preparou uma série de medidas para reforçar a distribuição de água. Ao todo, serão 90 dias de operação especial.

Plano Verão garante abastecimento

O período será beneficiado pelo Plano Verão 2022/2023, com investimentos que foram aplicados durante todo o ano. Um deles são as novas estações de bombeamento que reforçam a pressão nas tubulações e aperfeiçoam o abastecimento nos pontos mais distantes e elevados das cidades.

Foi feita ainda a troca de transformadores na principal subestação de energia elétrica da estação de tratamento de água e a substituição de trechos de adutoras (tubulação de grande porte que transporta água).  As ações visam garantir maior segurança operacional e melhor funcionamento do sistema. 

Preparativos constantes

“Assim que um verão termina, já começamos a nos preparar para o próximo. Durante todo o ano investimos em melhorias e ampliações no nosso sistema”, explica o diretor-executivo da Prolagos, José Carlos Almeida.

Os 39 reservatórios do sistema estão abastecidos, o que representa um volume de 54 milhões de litros de água, ou 54 mil caixas d’água de 1000 litros. Os sistemas de tratamento e distribuição de água, bem como de coleta e tratamento de esgotos, funcionarão 24 horas com capacidade plena. 

Equipes do setor operacional da concessionária estarão de plantão para o atendimento de qualquer emergência na área de concessão. Para atender ao aumento da população, o quadro de funcionários das lojas foi reforçado e os horários de atendimento foram ampliados.

Um cuidado de todos

Além de toda a preparação da concessionária, também é necessário que cada morador faça a sua parte. É importante manter as cisternas e caixas d’água cheias, o registro do hidrômetro sempre aberto, verificar as boias e as instalações hidráulicas. 

Uma dica fundamental é se certificar que a capacidade de reservação de água do imóvel é correspondente com a média de consumo das pessoas que você irá receber. 

Como cada um consome, em média, 200 litros de água diariamente, em uma casa com cinco pessoas, por exemplo, é necessária uma caixa d’água com capacidade de reservação para cinco dias, ou seja, de 5.000 litros. 

“Adotando esses cuidados, a população vai ajudar a minimizar os impactos no abastecimento”, ressalta Gabriela Negreiros, coordenadora de Operações da concessionária.

Pular para o conteúdo