Quarta edição do Projeto Pioneiros traz novidades e mobiliza Aegea

Projeto Pioneiros Aegea

“O Pioneiros é um orgulho, pois sabemos que estamos ajudando a construir o sonho de um Brasil melhor para todos nós”, disse o CEO da Aegea, Radamés Casseb, no lançamento da 4ª edição do projeto que mobiliza toda a Aegea. A frase sintetiza o clima de emoção que marcou o evento realizado em 8 de agosto de forma on-line, que foi conduzido por Lisandre Assis Dauber, coordenadora de Responsabilidade Social da Aegea.

Sete unidades das Regionais 1, 2 e 3 da Aegea abrem as portas para receber os jovens pioneiros de suas comunidades. Em 2022, o Pioneiros ocorre de forma on-line em Campo Grande (MS), Teresina (PI) e Timon (MA). Nas cidades de Manaus (AM), Matão (SP), Barcarena (PA) e nos cinco municípios da Região dos Lagos (RJ), onde a Prolagos atua, será presencial.

Nova metodologia

As demais unidades poderão acompanhar a partir da nova metodologia

implementada na edição de 2022. Mais de 200 jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas serão impactados pelo projeto, entre eles filhos de colaboradores, indígenas, quilombolas, refugiados e filhos de pescadores. Um impacto positivo também para toda a Aegea.

“A partir de agora nós vamos alinhar expectativas pessoais, familiares, o desejo de mudança, a formação, a interação e, entre nós, da Aegea, de retroalimentação inspiracional que vocês, jovens pioneiros, vão causar para toda a empresa”, disse Radamés, que segundo ele, é maior do que os colaboradores têm no dia a dia das operações.

Desejo de construir o Brasil que queremos

O CEO disse ainda que: “poder compartilhar com vocês, jovens, o desejo de transformação do Brasil, nos deixa mais firmes no nosso propósito”. O desejo é que possam crescer junto com a empresa. “Daqui a 10 ou 15 anos podemos ter vocês como diretores de unidades de negócios, essa é a minha ambição, nos mais variados projetos que a companhia venha a desenvolver”..

Radamés explicou aos jovens o conceito da Aegea de brasicidades, que é um entendimento mútuo do olhar diferenciado para cada local onde a empresa atua, respeitando as características de cada uma, exercitando e exemplificando o talento de ir além. “Além do que está combinado para construir a nossa jornada como cidadão, como profissional, como filho, como pai, pois é no apoio dessa colaboração que a gente muda o futuro”, afirmou.

Projeto Pioneiros Aegea

“Eu entrei sem saber nada e aprendi muito sobre saneamento logo nas primeiras aulas e uma coisa que aconteceu comigo e deve acontecer com todo mundo, é que a gente recebe uma semente, essa semente do saneamento é plantada na gente, e como essa semente foi germinando em mim? Mudou meus hábitos, mudou minha vida, a gente vai se apaixonando com tantas coisas boas que tem para fazer dentro da empresa e com a possibilidade de transformar a vida das pessoas”, conta Djavan Santos, que participou da última edição do Projeto Pioneiros, venceu a premiação nacional e atualmente trabalha na Aegea, na Águas de Teresina.

Habilidades desenvolvidas para a vida

Para ajudar os Pioneiros a desenvolverem habilidades para a vida deles e futura profissão, o projeto conta com o apoio da área de Gestão de Pessoas. “O convite é para o aprendizado para que, juntos com o nosso conhecimento e as ferramentas oferecidas, vocês possam transformar a realidade das comunidades onde vocês vivem”, disse a vice-presidente de Gestão de Pessoas, Márcia Costa.

O Respeito Dá o Tom, projeto de diversidade e igualdade racial da Aegea, também participa do Projeto Pioneiros. “Mergulhem na pauta racial, vocês são o nosso amanhã, aproveitem o aprendizado para que todos possamos ressignificar conceitos e mudar a realidade por meio do saneamento, da igualdade e da diversidade”, pontuou Keilla Martins, coordenadora do programa Respeito Dá o Tom.

Os jovens pioneiros vão contar também com a ajuda da Academia Aegea, que criou uma trilha de conhecimento criada especialmente para o programa. “Essa trilha tem mais de 40 temas, é bem robusta e esta edição traz o ciclo do saneamento, pois cada vez mais queremos trazê-los para o nosso negócio”, contou Fabianna Strozzi, diretora de Gestão de Pessoas da Aegea, responsável pela Academia Aegea.

Para o presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos, também diretor de Sustentabilidade da Aegea, o Pioneiros foi sintetizado na fala do Djavan. “A possibilidade que temos de transformar a vida das pessoas por meio do saneamento é o que nos move e o Projeto Pioneiros tem esse espírito de transformação, e essa é uma política de trabalho da Aegea. Que todos sejamos inspirados por esses jovens, estamos de braços abertos”, disse.

Projeto Pioneiros Aegea

Mais sobre o Projeto Pioneiros

Entre os objetivos do Pioneiros está proporcionar a oportunidade dos alunos da rede pública de ensino conhecerem mais sobre a operação de saneamento de sua cidade e o dia a dia dos diferentes profissionais que fazem parte da empresa.

O projeto promove ainda um ambiente de inovação operacional e social, onde podem surgir projetos com retornos interessantes tanto para a concessionária quanto para a comunidade. Ele também aproxima a empresa da comunidade e permite a atuação voluntária dos colaboradores.

Os jovens selecionados participam de apresentações feitas por colaboradores voluntários das unidades da Aegea e de cursos da Academia Aegea selecionados para eles. Ao final do projeto, desenvolvem um projeto de saneamento para melhorar a comunidade onde vivem. Durante todas as fases, recebem tutoria por meio dos mentores.

Nas comunidades onde o projeto será realizado de forma on-line, os estudantes terão acesso à tablets com internet para que possam participar. O melhor projeto de cada unidade participa de uma premiação nacional do Projeto Pioneiros.