Quem cuida, conecta: onde tem esgoto tratado tem saúde

Quem cuida, conecta: onde tem esgoto tratado tem saúde

De um lado, dados do Trata Brasil mostram que grande parte da rede de esgoto instalada nas cidades fica ociosa por falta de conexão dos moradores. Por outro, estão diversos estudos que comprovam os benefícios do acesso ao tratamento para a saúde e qualidade de vida. Juntando esses dois fatores, praticamente todas as unidades da Aegea trabalham para conscientizar os moradores sobre a importância de se conectar.

Campanha educativa na capital do Maranhão

A campanha educativa “Quem cuida, conecta: onde tem esgoto tratado, tem saúde”, que está sendo realizada no Maranhão, é uma delas. Em setembro, chegou ao Parque Alvorada, com a visita porta a porta dos agentes socioambientais da Águas de Timon. O bairro em breve será beneficiado pelo programa Timon Saneada 2, com obras de esgoto, entre elas a instalação de linha de recalque e recuperação da rede de coleta.

Programa Timon Saneada 2

Todos os agentes estão devidamente uniformizados com a camisa e boné da campanha. A ação visa explicar aos moradores os investimentos que estão sendo realizados na cidade e conscientizá-los sobre a importância da conexão dos imóveis à rede de esgoto, além de apresentar os benefícios relacionados à saúde, qualidade de vida, valorização imobiliária e desenvolvimento econômico da cidade.

A mesma ação já aconteceu em sete bairros beneficiados na 1ª etapa do Programa Timon Saneada 2. “É essencial que, a cada avanço das obras de esgoto, possamos levar informação para as famílias. Nossos agentes levam explicações sobre os benefícios que o saneamento traz e tiram dúvidas dos moradores, fortalecendo o movimento de tornar Timon a cidade mais saneada do Maranhão”, explica o coordenador Comercial da Águas de Timon, Lucas Marques.

Avanços do esgotamento sanitário

Este ano, a concessionária já finalizou a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Flores, a Elevatória de Esgoto da Guarita e 70 km de rede coletora de esgoto, permitindo um salto na capacidade de coleta e tratamento de esgoto de 3% para 33% em Timon.

Pular para o conteúdo