RDT: cinco anos trabalhando por menos preconceito e mais igualdade

RDT: cinco anos trabalhando por menos preconceito e mais igualdade
Texto: Rosiney Bigattão

No final de setembro de 2017, em um evento em Campo Grande (MS), onde a Aegea atua por meio da Águas Guariroba, a empresa lançou o programa de diversidade e igualdade racial, o Respeito Dá o Tom. No lançamento, executivos contaram que o principal objetivo era atuar para que a mesma diversidade da população brasileira vista nas ruas do país pudesse ser espelhada nas unidades.

Um objetivo ousado diante das estatísticas que mostram um grande afunilamento para a população negra, maioria no país, mas minoria no mercado formal de trabalho, conforme mostram vários estudos e pesquisas. Cinco anos depois, a Aegea já avançou bastante em suas metas: entre os colaboradores da Aegea, 63% se declaram negros. Aumentou também o total de lideranças negras, que hoje é de 19%. 

A empresa toda vestindo a camisa por mais respeito

A mudança é construída no dia a dia e envolve praticamente todas as áreas da empresa, principalmente Gestão de Pessoas e Academia Aegea. Inclui também todas as unidades, por meio dos Comitês Regionais do Respeito Dá o Tom. Em rodas de conversas, debates, ações e iniciativas, o RDT leva conscientização para todos os lugares onde a Aegea atua, ampliando oportunidades e condições para a equidade fundamentado nos pilares da empregabilidade, desenvolvimento e relacionamento.

“Creio que nem mesmo nós sabíamos que iriamos tão longe com o RDT, mas de fato, vestimos a camisa, assumimos o compromisso por uma sociedade mais justa, igualitária, livre de racismo, de preconceito e qualquer tipo de discriminação”, analisa Keilla Martins, coordenadora corporativa do Programa   Respeito Dá o Tom. 

Segundo ela, a Aegea está sendo transformada pela pauta étnico-racial. “É um trabalho que atinge todos os ambientes da empresa, é notório e sensível ver o clima da companhia firme no propósito pela igualdade racial, todos os nossos colaboradores e colaboradoras fazendo parte do grande movimento que se transformou o Respeito dá o Tom”, conta Keilla.

Reconhecimento dentro e fora da empresa

Trabalhando contra qualquer tipo de preconceito, o programa vem conquistando reconhecimento dentro e fora da empresa. É considerado um dos mais importantes entre as empresas brasileiras pelo ID_BR, o Instituto Identidades do Brasil. Possui o selo “Sim à Igualdade Racial”, certificação que expressa o engajamento da empresa com a realização de ações afirmativas voltadas à equidade racial em suas unidades.

“Trazer oportunidades para pessoas negras e indígenas é o grande diferencial do Programa Respeito Dá o Tom para nós, do Instituto Identidades do Brasil e, com certeza, para toda a sociedade. É assim que elas vão se sentir acolhidas, respeitadas e valorizadas, pois são contratadas e, depois, são ouvidas, têm espaço para se desenvolver, sem distinções”, afirma Vinicius Archanjo, analista de Ações Afirmativas do ID_BR.

Engajamento das lideranças

Para ele, como há o envolvimento dos líderes, desde um coordenador até o CEO da empresa, as intenções se tornam ações efetivas que tem feito da Aegea uma empresa mais inclusiva. “O Respeito Dá o Tom nasceu praticamente junto do ID_BR e estamos construindo junto essa ponte para o espaço de escuta tão importante para a equidade”, diz o especialista em Cultura, Educação e Relações Étnico-raciais.

“A diversidade está sendo cada vez mais pautada no ambiente corporativo. A Aegea saiu na frente em relação a isso e conquistou uma grande maturidade nesses cinco anos”, aponta Vinicius. “Uma criança que já avançou bastante, mas sabe muito bem onde quer chegar, pois vemos pessoas negras sendo promovidas, avançando na carreira”, diz ele. A trajetória tem sido planejada para ampliar o senso de pertencimento de todos, negros inclusive. 

Vidas sendo transformadas

Por meio do Programa Respeito Dá o Tom muitas vidas estão sendo transformadas. Quem conta é Igor Alexandre, analista de Comunicação das unidades da Aegea no Espírito Santo e integrante do Comitê Regional do RDT. “O programa me mostrou que realmente somos todos iguais e, depois que você tem essa compreensão, um novo mundo se abre, torna-se praticamente um dever lutar por menos preconceito e mais igualdade”, conta.

As metas traçadas para os próximos anos

Como consequência do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Respeito Dá o Tom, a Aegea assumiu este ano o compromisso de aumentar a representatividade de talentos negros em cargos de liderança, subindo de 17% para 27% até 2030; e o aumento de 32% para 45% de mulheres em posições de liderança.

Essas metas estão atreladas à emissão dos Sustainability-Linked Bonds (SLB), uma operação inédita para uma empresa de saneamento na América Latina, sendo pioneira no país a se comprometer com a meta de diversidade racial em cargos de liderança. Esse olhar por mais oportunidades permeia também os programas de trainees, de estágios e contratações da empresa.

Muito a comemorar e seguir em frente

Os eventos comemorativos para lembrar os cinco anos do programa começaram agora e vão até novembro, organizados pelos Comitês Regionais do RDT. “Tudo o que estamos conquistando e construindo hoje se dá pela semente plantada lá em 2017, quando de forma ousada e desafiadora demos início ao Respeito Dá o Tom. A trajetória que ele teve é um mérito de cada colaborador da Aegea. Vamos seguir em frente, pois somos agentes de diversidade e movimentamos a vida das pessoas também por meio do programa”, afirma a coordenadora do RDT.

Pular para o conteúdo