Reflexão para a construção de um planeta melhor para todos

Glocal Onda Aegea

O Rio amanheceu mais reflexivo na manhã de 9 de julho. Cubos instalados pela Águas do Rio em alguns pontos estratégicos da cidade e municípios do entorno lembram os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os ODS.

A proposta é despertar a atenção de quem passa para a Glocal Experience, evento que pretende sensibilizar as pessoas sobre o papel de cada um para que as metas propostas pela ONU sejam atingidas.

Na Marina da Glória, os 17 ODS ganharam a tradução de artistas em grafites feitos ao vivo. Ao caminhar entre os cubos gigantes, a pintura e as frases formam um mosaico que relaciona os objetivos ao nosso cotidiano.

Menina usando óculos VR

Mergulho virtual na Baía de Guanabara

O estímulo e inspiração para refletir sobre o planeta que queremos está por todo lado. “Navegando juntos por um mar de águas transparentes”, convida a OceanPact, projeto que mostra a biodiversidade na Baía de Guanabara. A baía oceânica é tema também da Águas do Rio, que logo na entrada do pavilhão convida para um mergulho em três dimensões no presente e no futuro do lugar. “É muito emocionante”, diz a estudante Ana Carla Vieira.

Não tem como não se emocionar ao ver de perto, com a ajuda de óculos de realidade virtual e imagens 360°, como será desenvolvido o maior projeto ambiental do Brasil. Com 19 bilhões de investimentos nos serviços de água e esgoto em 12 anos, a baía que um dia foi berçário de baleias e golfinhos vai voltar a respirar com o projeto de recuperação da concessionária.

Menina negra sorrindo

Interação entre agentes de transformação

“Nós já ouvimos muitas promessas, o que precisamos agora é que se torne realidade”, disse o engenheiro Rafael Barros Félix, que fez o passeio virtual com o filho Nathan, de 9 anos. Outros projetos bem reais estão nos estandes, nas conversas, diálogos, oficinas e no espaço Aquário da EXPO, ambiente que coloca na mesma roda de conversa agentes de transformação reconhecidos e anônimos para interagir com o público.

O papel da juventude nas pautas climáticas foi o tema de abertura com o Engajamundo, organização de lideranças jovens que surgiu em 2012, na Rio+20. Nas instalações artísticas, a mesma preocupação: o que estamos fazendo com o planeta? O holandês Henf Hofstra espalhou ovos fritos para representar sua visão do aquecimento global, a obra “Eggcident”.

Abertura do evento Glocal

Destino melhor para o futuro

Uma onda gigante de plástico e outros materiais retirados do mar também mostra o futuro que precisa de um destino melhor. Para que a ”Onda de resíduos” seja só lembrança de um passado, a reflexão nos nove dias de evento contará com a participação de líderes famosos e anônimos que já estão fazendo a diferença fomentando campos de cooperação em suas áreas de atuação.

O que se quer é tocar a cabeça e o coração das pessoas, é isso que faz com que elas se conectem com os assuntos que podem mudar a realidade, afirma Rodrigo Cordeiro, diretor-geral da Glocal Experience. Para ele, o tema da sustentabilidade cada vez mais permeia a sociedade e é preciso fazer com que todos se comprometam.

Construção de um planeta melhor é responsabilidade de todos

Ao passar por ali, a ideia é que os visitantes saiam como se tivessem recebido um colar, o colar de responsável por isso. “O objetivo é criar reflexão. E permitir que cada uma das pessoas que passaram por aqui pensem como elas vão formar o planeta que todos nós desejamos. Fazer pensar que: muito mais importante do que eu, somos nós”, afirma Rodrigo.

“As pessoas buscam informações e muitas vezes, fazem tanta coisa em seus microterritórios que não conseguem perceber o quanto essa ação é representativa no horizonte global. À medida que a gente promove esse encontro entre tantas pessoas diferentes, elas passam a se sentir presentes e parte de um grande mundo”, diz ele.

Processo contínuo

A Glocal Experience é um processo contínuo, que começa agora, vai até o dia 17 de julho e depois entra em um ciclo contínuo de eventos até 2030, sempre com interação entre os quatro elementos: arte, tecnologia, cultura e conteúdo. O patrocínio do evento na Marina da Glória é da Águas do Rio e Instituto Aegea.

Mais informações sobre o evento e a programação: glocalexperience.com.br

Pular para o conteúdo