Aegea promove experiência virtual sobre Baía da Guanabara na Glocal

Marina Glória Aegea

Que tal entrar num barco, passear pela Baía de Guanabara e conseguir ver como ela ficará no futuro, após a construção de um cinturão de proteção para impedir o derrame de esgoto sem tratamento?

É o que a Águas do Rio e o Instituto Aegea vão proporcionar aos visitantes de seu stand na Glocal Experience, que acontece até 17 de julho, na Marina da Glória (RJ).

Rumos para um futuro sustentável

O passeio, com direito a imagens 360° com óculos de realidade virtual, será umas das atrações do evento que tem como objetivo debater os rumos para um futuro sustentável, além de engajar a sociedade na busca por soluções que não levem ao esgotamento dos recursos naturais.

“O que nos move, como Aegea, é a certeza de ver a Baía de Guanabara despoluída e gerando todas as potencialidades positivas que esse cartão postal do Brasil e do mundo é capaz. E o Instituto Aegea estará presente, apoiando este esforço com ações socioambientais que deixem legados de desenvolvimento para as pessoas”, afirma o presidente do Instituto Aegea Édison Carlos, que também é diretor de Sustentabilidade da Aegea.

O encontro é mais do que uma exposição seguida de conferência para tratar de temas importantes e marcar os 30 anos da Rio92. A Glocal Experience será um laboratório de inovação social até o ano de 2030, promovendo a escuta e o diálogo horizontalizado, dando voz às mais diferentes camadas da sociedade.

A construção do futuro que queremos passa pelo saneamento

A conferência, com os debates e a escuta social, começa no dia 13, com um show de drones seguido da exibição do documentário “A água que falta”, ambos organizados pela Águas do Rio. A Baía de Guanabara, por sinal, será um dos símbolos do projeto, já que os participantes poderão acompanhar a sua recuperação, ao longo dos anos.

“Para pensarmos em um futuro sustentável temos que agir agora. E é o que estamos fazendo. Seja levando água potável e coleta e tratamento de esgoto, principalmente para áreas mais vulneráveis, ou recuperando córregos, rios e ícones ambientais como a Baía de Guanabara. O acesso ao saneamento básico é essencial para a construção desse futuro que queremos”, afirmou o presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini.

Além da ação virtual e o show de drones, a Águas do Rio ainda proporcionará uma experiência imersiva audiovisual em um domo. O espaço receberá grupos de 30 pessoas, que verão um vídeo de três minutos, projetado na tenda, sobre os desafios da humanidade relacionados ao nosso planeta.

A concessionária ainda será responsável pela distribuição de água para os participantes do encontro e estará presente nos debates no dia voltado à água, com temas como segurança hídrica, universalização do saneamento e justiça social.

Mais informações sobre o evento e a programação: glocalexperience.com.br

Pular para o conteúdo