Rede Sustentável com mais de 50 empresas contra a pobreza

ESG_Pessoas1_SC_

Um propósito que une mais de 50 empresas, instituições de ensino, moradores, associações, clubes, secretarias municipais e até grupos de escoteiros está fazendo a diferença em Santa Catarina. É a Rede Sustentável, que mobilizou as quatro concessionárias da Aegea no estado formando elos fortes de uma união que inclui os Objetivos do Milênio, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Essa postura também converge para a atuação da Aegea focada em ESG (sigla em inglês para Environment, Social and Governance – meio ambiente, social e governança). Por meio de apoio mútuo, a intenção é valorizar e assegurar a participação da sociedade na adoção de medidas que fortalecem o desenvolvimento econômico e social onde as concessionárias atuam.

Construindo um mundo melhor

Os encontros vêm sendo realizados on-line e têm tido grande adesão. “Devemos nos preocupar em deixar um legado para as comunidades onde atuamos. Ele faz todo o sentido quando desenvolvido em conjunto com instituições locais de credibilidade e engajadas, somando energias para apoiar os projetos”, explica Reginalva Mureb, diretora-presidente da Aegea SC.

“Acredito que juntos podemos construir o melhor para a nossa cidade, para o lugar que a gente vive. Esta é uma iniciativa fantástica que faz toda a diferença. Com certeza iremos identificar muitos problemas em nossa região, mas também buscaremos as soluções junto com pessoas que fazem a diferença”, afirma a secretária de Assistência Social de Bombinhas, Telma Mafra.

Solidariedade que Aquece Corações

A rede promoveu uma grande ação em Penha e Camboriú: a campanha Solidariedade que Aquece Corações. Com forte adesão nos dois municípios, foi o projeto pioneiro do grupo. A adoção de múltiplos pontos de entrega de doações, a realização de coletas nos modelos drive-thru e porta a porta foram adotados para atender aos protocolos de prevenção contra a COVID 19. 

“A ação é incrível, demonstra que a interação é possível entre adultos, crianças e jovens em prol do amor ao próximo. Algo necessário para que possamos incutir nessas gerações o compromisso social para que, em um futuro próximo, elas assumam a liderança das ações pelo bem ao próximo”, disse o presidente do Grupo de Escoteiros Baden Powell, de Penha (SC), Paulo José Vieira.

Em Camboriú (SC), além das entidades parceiras e dos movimentos de voluntários, escolas e centros de educação infantil municipais também abraçaram a causa e se transformaram em pontos de doação. Entidades que trabalham com cães e gatos também participaram e receberam as peças que não serviram ao propósito da campanha, fazendo reaproveitamento.

ODS na prática: mais de 12 mil itens

Só no primeiro mês, foi arrecadado mais de 12 mil itens, entre roupas, calçados e cobertores. “O combate à fome, à miséria, o incentivo à educação e a proteção ao meio ambiente são apenas alguns dos objetivos listados pelos ODS que têm relação direta com o trabalho que estamos desenvolvendo”, disse Marco Antonio Campesatto, gestor de Comunicação e Responsabilidade Social da Aegea SC.

Pular para o conteúdo