Restaura Natureza tem inscrições prorrogadas

Restaura Natureza tem inscrições prorrogadas

A Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas do WWF-Brasil teve suas inscrições prorrogadas até 31 de maio, data que marca também o fim da fase online. O pedido foi feito pelos educadores que indicaram a importância de haver mais tempo para convidarem seus alunos e trabalharem os temas formativos da olimpíada. 

O cadastro é feito pelo site restauranatureza.org.br. Podem participar estudantes de 7º a 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Duas fases 

A olimpíada é composta por duas fases simultâneas. A fase online, que apresenta dez temas formativos e convida os estudantes a testarem seus conhecimentos individualmente. 

Na fase prática, realizada em grupo, as crianças e jovens devem desenvolver, acompanhados de um professor responsável, os seus projetos relacionados ao uso de tecnologia, plantio, mudanças na gestão da comunidade, campanhas de engajamento ou qualquer ação criativa que promova a restauração dos ecossistemas. 

Os projetos práticos poderão ser enviados até dia 30 de junho no site da olimpíada. Os alunos acumulam pontos em ambas as fases. Também é possível ganhar pontos convidando amigos para a Restaura Natureza. Todos os grupos que enviarem um relato de suas ações vão concorrer em duas categorias que valem prêmios: Comissão Julgadora e Voto Popular. 

Impulsionar habilidades dos alunos 

“A Restaura Natureza faz uma proposta interessante a educadores que querem não só levar conhecimento sobre o meio ambiente e mostrar a importância da harmonia das pessoas com a natureza para o nosso bem-estar, mas também impulsionar as habilidades dos estudantes de forma prática, na procura de boas soluções para os desafios ambientais que são tão urgentes”, diz Cinthia Rodrigues, cofundadora da Quero na Escola, associação sem fins lucrativos voltada à educação que coordena a olimpíada. 

O projeto também ganhou reforço com a chegada de mais uma embaixadora. A professora e historiadora Keilla Vila Flor se une ao famoso e carismático personagem Chico Bento, da Turma da Mônica, na divulgação e engajamento do projeto. Keilla aceitou apoiar a Restaura Natureza ao perceber que a olimpíada posiciona os estudantes como protagonistas do importante movimento de ajudar a natureza a se regenerar. 

Educação com significado 

“A olimpíada do WWF-Brasil vai além do teste de conhecimentos. Incorpora a educação com significado, pois permite que os estudantes apliquem seus talentos, de forma leve e divertida, na criação e concretização de seus próprios projetos para melhorar a sua realidade”, afirma Keilla Vila Flor. 

Por manter boa comunicação com educadores e estudantes, o reforço de Keilla na divulgação e engajamento desses públicos na olimpíada tem uma grande importância.

“Com a contribuição da Keilla Villa Flor, damos mais passos para expandirmos coletivamente o diálogo sobre a importância das comunidades escolares serem reconhecidas e valorizadas, cuidadas e respeitadas. É na educação como formação cidadã que está o coração de uma sociedade mais saudável e conectada com a natureza”, diz Gabriela Yamaguchi, coordenadora da Restaura Natureza e diretora de Engajamento do WWF-Brasil. 

Apoio da Aegea 

A Restaura Natureza tem parceria institucional com a Mauricio de Sousa Produções, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os Escoteiros do Brasil, a Mostra Ecofalante de Cinema, a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) e o Criativos da Escola, do Instituto Alana, além de contar com o apoio da Aegea e da marca Bom Ar® da Reckitt Hygiene Comercial.

Inscrições:

Site: www.restauranatureza.org.br

Fotos: Jacqueline Lisboa.

Pular para o conteúdo