Com o objetivo de proteger seus principais mananciais, incluindo os córregos Saladeiro, Bonito e Restinga, e o Rio Formoso, a prefeitura de Bonito (MS) lançou no dia 21 de abril o Programa Rios Cristalinos.
Em parceria com a Sanesul, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul e a Ambiental MS Pantanal, a proposta das múltiplas ações é proteger as águas e promover melhorias no saneamento básico da cidade.
Preservação e restauração dos rios e nascentes
“Preservar e restaurar os nossos rios e nascentes devem estar nas prioridades de toda a sociedade. Participar de um programa que tem como foco principal esse propósito aumenta o compromisso da MS Ambiental e permite nos integrar ainda mais às necessidades das localidades onde atuamos”, disse o diretor-presidente da PPP, Paulo Antunes.
O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, advertiu sobre a prática de ligações irregulares. “Nós vamos atuar por meio da comunicação, depois iremos para a intervenção e, se precisar, punição. Quando você não pune o que está errado, está punindo quem está certo. Para isso, precisamos do engajamento da população para coibir essas ações”, afirmou.
O Programa Rios Cristalinos
As ações envolvem uma série de eventos voltados à educação ambiental. Terá uma campanha veiculada nas mídias sociais, com spots para rádio, carros de som, folhetos e cartazes.
O intuito é informar a sociedade sobre o uso adequado das instalações prediais de esgoto e da rede coletora, com foco na proteção da fauna na área urbana e melhorias estruturais no sistema.
Além dos produtos de comunicação, estão previstas ações de investigação de ligação e notificação de usuários, por meio da criação de um grupo técnico de trabalho, com representantes do poder público e sociedade civil.
Com a difusão de boas práticas que relacionam saúde, saneamento e meio ambiente, a ideia é monitorar e intensificar a fiscalização para evitar eventuais ligações clandestinas nas redes de drenagem, de águas pluviais e esgoto.
Visita na Estação de Tratamento de Esgoto de Bonito
No lançamento do Programa Rios Cristalinos, foi feita uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto de Bonito. Letícia Yule Zavarizzi, coordenadora Regional da Ambiental MS Pantanal em Bonito, fez a apresentação do funcionamento da ETE, que é referência nacional.
Com informações do site da Sanesul.