Tecnologia da indústria do petróleo no saneamento

EficTec2_Petroleo_Guariroba_

Um investimento de R$ 50 milhões e uma técnica inédita em saneamento vão garantir a ampliação da oferta de água para 150 mil pessoas em Campo Grande (MS). A ideia da Águas Guariroba em usar a mesma tecnologia de perfuração de petróleo a fim de perfurar poços para o abastecimento é aproveitar ao máximo a produção de água com maior segurança operacional.

Os poços abertos com a tecnologia underreamer devem entrar em funcionamento agora no segundo semestre e terão vazão de 200 mil litros por hora a 350 mil litros por hora. Outros sete poços serão perfurados da forma tradicional, totalizando um acréscimo de 1,7 milhão de litros/hora de água produzida para a cidade.

Mais sobre a underreamer

Diferente da perfuração-padrão para poços, o modelo underreamer utiliza um dispositivo para alargar o diâmetro de perfuração no intervalo onde será explorado o aquífero, permitindo o aumento da permeabilidade (transmissividade) e consequentemente aumento de produção de água, sem comprometer o aquífero. Trata-se de um conjunto composto pela coluna de perfuração com partes móveis (blocos) retraídas durante a descida e que se expandem no fundo do poço para o alargamento.