Você sabia que é possível identificar irregularidades na rede de esgoto com o uso de fumaça? A técnica, já utilizada por diversas unidades da Aegea em todo o país, agora é adotada também pela Ambiental Crato (CE).
O método é simples, seguro e não oferece riscos à saúde ou ao meio ambiente. Seu objetivo é localizar conexões indevidas, especialmente de água da chuva, que podem sobrecarregar o sistema de coleta e tratamento de esgoto, além do risco de poluir a natureza.
Como funciona o teste de fumaça?
Durante a operação, um equipamento chamado insuflador injeta fumaça por pontos específicos da rede, conhecidos como poços de visita (PVs). Caso a fumaça retorne por ralos, pias, bocas de lobo ou caixas de passagem, isso indica a presença de ligações irregulares — como calhas ou drenagens conectadas à rede de esgoto, o que não é permitido.
Essas conexões indevidas são prejudiciais especialmente no período chuvoso, pois aumentam o volume transportado pela rede, elevando o risco de extravasamentos e sobrecarga das Estações de Tratamento de Esgoto.
Diagnóstico e eficiência operacional
“Por meio desse teste, conseguimos observar se há contribuição de águas pluviais sobrecarregando a rede de esgoto. Isso nos permite agir de forma mais precisa e assertiva, garantindo a continuidade do bom funcionamento do sistema”, explica Tadeu Bezerra, gerente da Ambiental Crato.
A técnica também oferece dados importantes para a manutenção e operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pantanal, onde o esgoto coletado na cidade é tratado.
Educação e conscientização
Mais do que uma inspeção técnica, a ação tem caráter preventivo e educativo. Ao identificar alguma irregularidade, a Ambiental Crato atua orientando os moradores no uso correto do sistema de esgotamento sanitário e nos impactos de práticas inadequadas, como o despejo de água de chuva na rede.
A meta é sensibilizar a população sobre como cada atitude conta para garantir a eficiência do serviço e evitar transtornos, como entupimentos e retorno de esgoto nas residências.
Fumaça segura e sem riscos
Durante os testes, a fumaça pode ser visível em alguns imóveis, aparecendo em ralos e pias de banheiros e cozinhas. No entanto, os moradores não precisam se preocupar: o material utilizado não é tóxico e não representa nenhum risco à saúde de pessoas, animais ou ao meio ambiente.