Já pensou como o básico pode mudar a vida das pessoas? Mas não é qualquer básico, é saneamento básico!
Com ele, as condições de saúde, bem-estar e dignidade se transformam. Por isso, de Norte a Sul do país, as unidades da Aegea reafirmam seu compromisso com os moradores das cidades atendidas.
Comprovante de qualidade da água
A Águas Guariroba (MS) é um exemplo desse compromisso, oferecendo a cada dia um serviço melhor, mais eficiente e mais acessível aos moradores de Campo Grande.
Além da excelência na entrega diária da melhor água do país, a concessionária atua com total transparência em relação aos procedimentos que garantem essa qualidade.
Neste mês de março, em que se comemora o Dia Mundial da Água, os leituristas da concessionária estão entregando o Relatório Anual da Qualidade da Água aos moradores da Capital.
Cuidado diário
No documento, estão detalhadas as análises da água realizadas durante o tratamento em 2024. Ele demonstra o cuidado diário que a concessionária dedica para que a água chegue com todos os parâmetros exigidos por lei aos campo-grandenses.
A empresa conta com mais de 300 pontos de monitoramento espalhados por toda Campo Grande. Somente em 2024, foram coletadas 76,8 mil amostras de água bruta e tratada, resultando em mais de 510,9 mil análises. São 114 parâmetros verificados para garantir que a água seja potável, incolor e insípida (sem sabor).
Eficiência na captação, no tratamento e na distribuição
A divulgação do Relatório Anual da Qualidade da Água reforça a transparência no monitoramento realizado pela Águas Guariroba e assegura o cumprimento do Decreto Federal nº 5.440, de 2005, que garante ao consumidor o direito à informação sobre a qualidade da água fornecida.
De acordo com a concessionária, o relatório comprova a eficiência na captação, no tratamento e na distribuição de água para todas as famílias. Ele também traz orientações importantes, como a recomendação de limpeza da caixa d’água a cada seis meses, assegurando a manutenção da qualidade da água.
De onde vem a água de Campo Grande?
A Águas Guariroba possui diversos pontos de captação de água, tanto superficiais quanto subterrâneos. Atualmente, 41% da água consumida pelos campo-grandenses vem do córrego Guariroba, 11% do córrego Lageado, e o restante é captado de 154 poços subterrâneos.
Essa diversidade de fontes torna o sistema de abastecimento da Capital resiliente, capaz de suportar situações adversas como períodos de estiagem e temperaturas elevadas.
Em 2025, a Águas Guariroba continuará investindo em inovação, expansão de redes e construção de novos reservatórios para garantir que a cidade siga crescendo de forma sustentável e saudável. A cada passo, o compromisso de levar mais qualidade de vida aos campo-grandenses é renovado.