Treinamento de graça para a comunidade da Mangueira (RJ)

reunião Mangueira

A Mangueira foi a primeira a receber a Oficina da Águas do Rio (RJ), um treinamento gratuito que faz parte de um programa de empregabilidade que chegará a outras comunidades. O evento ocorreu na quadra da Mangueira com a participação de aproximadamente 150 pessoas, tendo sido respeitadas as normas de distanciamento social e uso de máscara, de acordo com os protocolos diante da pandemia.

“Fiquei surpreso e muito feliz por participar desta oficina. Já tenho experiência profissional, mas as dicas que recebi foram importantes para participar do processo de contratação da Águas do Rio. Estou confiante de que conseguirei uma vaga na empresa, mas sei que o que aprendi hoje pode me ajudar também em outras oportunidades”, declarou Geraldo Barbosa, de 45 anos, morador da Mangueira.

Os participantes da oficina receberam orientações sobre formatação de currículos e postura em entrevistas de trabalho. Além disso, Fernanda Lima, da equipe de Recursos Humanos da Águas do Rio, demonstrou pontos específicos sobre o processo seletivo da concessionária. A programação também contou com uma palestra informativa e inspiradora conduzida pela jovem Thainá Menezes, que compartilhou sua trajetória.

“Sou uma mulher jovem, negra, moradora de favela que conquistou seu espaço e hoje me senti motivada e honrada por estar aqui incentivando outras pessoas”, disse a jovem. A realização da oficina é parte do compromisso da Águas do Rio em manter uma relação de proximidade com as comunidades onde atua, com oportunidades de emprego e valorização dos profissionais.  

Para o representante da Associação de Moradores do Complexo do Morro da Mangueira, Júnior da Mangueira, esta é uma importante oportunidade e gera um sentimento concreto de mudança. “A Águas do Rio demonstra seu diferencial ao se preocupar em capacitar e ensinar as pessoas, para que tenham reais chances de serem contratadas. Já vi muitos moradores daqui da Mangueira, e de tantos outros lugares, não serem aprovados por não terem um currículo, por exemplo. Esta oficina permite uma mudança de hábitos”, disse.

Geração de empregos e valorização da mão de obra local 

A Águas do Rio está com processo seletivo em andamento para contratação de cinco mil profissionais para atuação direta em diversas áreas e localidades em que a concessionária irá atuar. Nesta primeira fase, serão contratadas quase duas mil pessoas, sendo mais da metade destas vagas de emprego disponíveis para a capital, mas com oportunidades por todo o estado, já que 27 cidades fazem parte da área de concessão.

O processo seletivo tem como premissa a valorização da mão de obra local, com o intuito de que os profissionais atuem próximo às suas residências, fazendo diferença na região em que vivem. Os interessados devem entrar no site aguasdorio.com.br e clicar em “Carreiras”, onde terão acesso a material sobre a empresa e poderão inserir seus dados.

Pular para o conteúdo